Apuração de denúncias de irregularidades nas escolas da PM marcam a semana

Na manhã da sexta-feira (27), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada Profª. Therezinha Ruiz (PSDB), realizou uma Audiência Pública para debater as denúncias de irregularidades, assédio e agressões ocorridas em Colégios Militares da Rede Estadual de Ensino, além do conflito entre a direção e Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC), no Colégio da Polícia Militar CMPM I, que tem 4.483 alunos.

A Audiência, requerida pelo deputado Fausto Junior (PV), teve a presença de representantes dos nove colégios da Polícia Militar do AM, do comando da PM, da APMC e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) recebeu documentos da mãe de aluna Deborah Kelly, presidente da APMC, para serem entregues ao Ministério Público Estadual (MPE-AM).

A Audiência é um dos destaques do último dia de uma semana com muitas atividades legislativas. Na abertura da semana de atividades legislativas, na segunda-feira (23), foi realizada uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pelas deputadas Alessandra Campêlo (MDB), Therezinha Ruiz (PSDB), Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP) e Deputado Álvaro Campelo (Progressistas), pela manhã no Plenário Ruy Araújo.

Sob a presidência do deputado Álvaro Campelo (Progressistas), o Grupo de Trabalho (GT) criado para discutir a implementação da “Área Suframada” no Município de Itacoatiara (a 264 km de Manaus) reuniu-se na Aleam para definir os próximos passos da instalação do Polo Agroindustrial Itacoatiara Oeste na região. O prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT), participou da reunião.

Os vetos do governo a Projetos de Lei (PL) dos deputados, a Lei de Liberdade Econômica, a criação de uma força-tarefa para cobrar das operadoras de telefonia regular no interior, e o apoio do governo às bandas e fanfarras escolares, entre outros, foram temas debatidos na Sessão Plenária desta terça-feira (24), na Aleam, presidida pela vice-presidente deputada Alessandra Campêlo.

O presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), foi a Brasília tratar do Encontro Nacional que vai debater ‘A Reforma Tributária e seus impactos para a Zona Franca de Manaus (ZFM)’, evento que terá parceria do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon). Josué reuniu-se com os deputados federais Sidney Leite (PSD) e Marcelo Ramos (PL) que participam da organização e fez convite ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ).

O trabalho do diretor Rodrigo de Sá Barbosa, à frente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) recebeu elogios e aprovação dos deputados presentes à Reunião Ordinária de quarta-feira (25), que teve debates a respeito da situação da saúde, dos contratos na Educação e do fornecimento de energia elétrica para o interior.

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto, protocolou junto à Mesa Diretora da Casa, um Projeto de Lei (PL) propondo a concessão do Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. O deputado Delegado Péricles (PSL) promoveu no plenário Ruy Araújo, uma homenagem em alusão ao Dia do Nutricionista (31 de agosto).

Em discurso na manhã de quinta-feira (26), o presidente Josué Neto falou com entusiasmo sobre o apoio que vem recebendo, nos mais variados segmentos para o Encontro Amazônico de Planejamento e Tributação: A Reforma Tributária e os Impactos na Zona Franca de Manaus (ZFM), chamado de “Encontro do Diálogo”, em parceria com o Corecon. O evento está marcado previamente para acontecer no dia 18 de Outubro, na sede da Aleam.

Josué Neto teve ainda reunião com o vice-governador Carlos Almeida (PRTB) tratando sobre a proposta de Reforma Administrativa, cuja proposta será encaminhada ao Parlamento até a próxima semana. Homenageando os paratletas amazonenses, a deputada Alessandra Campêlo (MDB) realizou uma Cessão de Tempo, como uma forma de reconhecer o esforço e dedicação dos esportistas.

A Diretoria de Assistência Social promoveu na quinta e na sexta-feira (27), dois dias de atividade social promovida pela em parceria com diversos órgãos como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria do Trabalho (Setrab), ManausTrans, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e Serviço Social da Indústria (Sesi), entre outros, oferecendo mais de 30 serviços.