Aposentados e pensionistas amazonenses começam a receber antecipação do 13º na segunda-feira

Aposentados e pensionistas começam a receber, a partir desta segunda-feira (27), a primeira parcela da antecipação do 13º dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) referente ao abono anual. Segundo INSS, com a folha de Agosto/2018 e a primeira parcela do décimo terceiro, são 324.653 beneficiários no Amazonas. O valor líquido é de R$ 495.337.838,72.

Os depósitos serão feitos entre 27 de agosto e 10 de setembro, junto com a folha mensal de pagamentos do INSS.

Terão direito à primeira parcela do abono anual: os beneficiários do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Para aqueles que começaram a receber o benefício recentemente, estão em auxílio-doença ou recebem salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período de vigência do benefício.

A primeira parcela do abono anual não terá desconto do Imposto de Renda (IR). Esse desconto, conforme a lei, ocorre por ocasião do pagamento da segunda parcela do 13º, paga a partir de novembro. As pessoas que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.

Ao todo, no Brasil, serão pagos 34.730.284 abonos, no valor de R$ 63.308.958.243,38.

Fonte: G1