Apagão atinge Acre e Rondônia nesta quinta

ONS diz que houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, que interliga AC e RO.

Um apagão de grandes proporções atingiu os estados do Acre e Rondônia na tarde desta quinta-feira (22), mergulhando milhões de pessoas em uma escuridão inesperada. A interrupção no fornecimento de energia, causada por uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), paralisou cidades, impactou a economia e gerou grande apreensão entre a população.

A falta de energia elétrica se iniciou por volta das 16h47, afetando tanto a zona urbana quanto a rural dos dois estados. Em Rio Branco, capital acreana, hospitais acionaram geradores para garantir o atendimento aos pacientes, enquanto o comércio fechou as portas e muitos estabelecimentos tiveram prejuízos com a perda de alimentos perecíveis.

Em Porto Velho, a situação foi semelhante. Semáforos apagados, trânsito caótico e filas em postos de combustíveis marcaram o dia. Escolas e universidades suspenderam as aulas, e a população recorreu a velas e lanternas para iluminar suas casas.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a interrupção ocorreu devido à perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além de falhas em outras linhas de transmissão. A concessionária Energisa informou que equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas não há previsão de quando a situação será normalizada.