Advogada de Flordelis, Janira Rocha é condenada por rachadinha

Janira Rocha foi condenada pela prática de rachadinha enquanto foi deputada estadual no Rio de Janeiro, entre 2010 a 2014. (Imagem: Reprodução / Agência Brasil)

A  advogada da pastora Flordelis e ex-deputada do PSOL, Janira Rocha, foi condenada por concussão e crime continuado por ser acusada de apropriar-se de parte dos salários de servidores, quando exerceu seu mandato parlamentar entre 2010 e 2014.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acatou a denúncia do Ministério Público do Rio (MPRJ) que identificou a prática conhecida como “rachadinha” em seu gabinete durante o exercício do cargo de deputada estadual.

Segundo a sentença, Janira Rocha exigiu de funcionários comissionados lotados no seu gabinete parlamentar a entrega de parte de suas remunerações para benefício próprio ou de terceiros como condição à manutenção dos seus respectivos cargos. A sentença diz que os valores desviados não podem ser precisados.

A advogada criminalista afirmou que é “inocente” e que a condenação ocorreu por motivos políticos. — Essa decisão, já esperada, visto que eivada de pressões políticas, será devidamente recorrida nas instâncias superiores — disse ao Globo.

A ex-deputada do PSOL foi condenada a pena de três anos e quatro meses de reclusão. Também foi condenada na sentença sua funcionária de gabinete Chistiane Gerado Neves, que teria ajudado a operar o esquema de rachadinha.

Em abril, Janira Rocha foi contratada pela ex-deputada federal Flordelis para defendê-la da acusação de mandar matar o próprio marido. A pastora foi presa no dia 13 de agosto, dois dias após ter perdido seu cargo de deputada federal. Ela teve o mandato cassado após os deputados entenderem que Flordelis cometeu quebra de decoro parlamentar.