sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026.
Início Cultura Música de Hermeto Pascoal inspirada em Manaus ganha registros inéditos

Música de Hermeto Pascoal inspirada em Manaus ganha registros inéditos

Hermeto Pascoal

Composta em meados dos anos 1990 pelo gênio da música brasileira Hermeto Pascoal, a música “Frevando em Manaus” ganhará registros inéditos por um grupo de artistas amazonenses liderado pelo instrumentista Abner Viana, neste mês de dezembro. O projeto inclui a gravação de um single com novo arranjo para a composição e o lançamento de um videoclipe no Youtube.

Reconhecido mundialmente por seu talento como multi-instrumentista, arranjador e improvisador, o alagoano Hermeto Pascoal compôs “Frevando em Manaus” como uma homenagem à capital do Amazonas, embora ele nunca tenha gravado a música.

Em uma de suas passagens pela cidade, o artista entregou a partitura original a uma amiga em comum ao cantor e compositor Zeca Torres (Torrinho), um dos autores de “Porto de Lenha”, que a compartilhou com Abner Viana, na época envolvido nas pesquisas de mestrado em Música pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Para Viana, registrar essa composição é de extrema importância histórica e artística, além de contribuir para que a homenagem de Hermeto a Manaus não se perca no tempo.

“Ele compôs um frevo que expressa a intensa movimentação que já havia em Manaus naquela época. É uma música com alguns elementos melódicos do baião, com o jeito de compor do Hermeto, que é muito peculiar no Brasil e no mundo”, comenta.

Abner Viana

Abner também assina os novos arranjos, em parceria com Célio Vulcão, além da orquestração e adaptação da partitura. Entre os instrumentos de base estão o flautim, a flauta, saxofone, clarineta, trompetes e trombones, o que deu à música uma instrumentação de big band.

“Esse arranjo de sopros é inédito, como se fosse uma mini-orquestra, com muita movimentação e nível técnico bastante alto. Não é uma música fácil de executar nem improvisar”, explica o artista.

PRODUÇÃO

Com produção executiva da jornalista cultural Maria Lucy Rodrigues, o projeto conta com a participação do engenheiro de som Jeferson Ricardo de Souza, do Jota Music Studio, e do realizador audiovisual Matheus Mota, que assina a direção do videoclipe de “Frevando em Manaus”.

A equipe começou a produzir as imagens no último fim de semana, em locações como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, alguns pontos turísticos e outros pontos da capital amazonense que ainda serão revelados; os músicos entrarão em estúdio para gravar o single ainda nesta semana.

O saxofonista João Paulo Barbosa, que faz parte da banda de Hermeto Pascoal, é um dos convidados do projeto, que também conta com os músicos Cláudio Abrantes, Odirley Mozambite, Salomão Verçoza, Rodrigo Andrade, Sérvio Túlio, Andrio Dias, Célio Vulcão e Eliberto Barroncas.

A iniciativa foi contemplada com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal.

FICHA TÉCNICA

Cláudio Abrantes – Flauta Transversal/Flautim
Abner Viana – Clarinete/Saxofone Alto/Saxofone Barítono
João Paulo Barbosa (JP) – Saxofone Tenor
Odirley Mozambite – 1° e 2° Trompetes
Salomão Verçoza – Trombone/Trombone Baixo
Rodrigo Andrade – Guitarra
Célio Vulcão – Piano
Sérvio Túlio – Contrabaixo Elétrico
Andrio Dias – Bateria/Vibrafone/Marimba
Eliberto Barroncas – Percussão
Composição – Hermeto Pascoal
Arranjos – Abner Viana/Célio Vulcão
Orquestração e adaptação – Abner Viana