Rui Machado lança exposição “Amazônia: Arte & Fatos”

Imagem: Divulgação

Galeria de Artes do ICBEU Manaus, recebe no dia 25 de outubro, sexta-feira, às 19h, a exposição “Amazônia: Arte & Fatos”.

O renomado artista plástico amazonense Rui Machado apresentará na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, “Amazônia: Arte & Fatos”, uma exposição de arte contemporânea composta por 43 obras inéditas. As obras retratam costumes, objetos, traços comportamentais e paisagens da realidade do imaginário do caboclo amazônico em acrílica sobre tela, e mostram a Amazônia como, palco e cenário, de elevada relevância, para os povos mundo. A exposição foi concebida especialmente para o 38º Simpósio do Centros Binacionais, evento sediado pelo ICBEU este ano. Uma das obras mede 80×80 cm e as demais 50×50 cm. A curadoria foi feita pelo próprio artista.

Sobre a inspiração para essa mostra, Rui Machado conta que “Todos os quadros foram criados especialmente para esta ocasião. Alguns retratam paisagens amazônicas; uns como denúncia, outros com um sentimento de esperança de uma Amazônia preservada para um mundo melhor. Mostro a fauna, flora, arte indígena e povos da floresta.”

Nas palavras do Diretor-Presidente do ICBEU, Luis Fabian Barbosa, Rui persiste criativo, instigante, provocador, intenso, tal como nossa colossal e preciosa Amazônia. “É um verdadeiro trabalho de antropologia visual, a produção artística de Rui Machado para esta exposição, certamente precedida de cuidadoso estudo do ethos amazônida. A visão do artista – ora realista, ora romântica – choca e surpreende, preocupa e emociona, proporciona ao expectador diversos sentidos e triunfa ao fazer brotar o desejo e a esperança de preservação da Amazônia, em todos os sentidos: de sua mata, de seu povo, de sua cultura.”

O catálogo da exposição é um projeto gráfico da editora Reggo, com imagens do fotógrafo Roumen Koynov. Além das obras, tem o catálogo acompanhado de um CD com 19 músicas autorais de Rui, em parceria com outros artistas.

A exposição contará com participações da Amazonas Band e Maestro Rui Carvalho, compondo o cenário musical da noite. Fazendo parte, também do evento, um desfile da grife BEM DITAS, de Sônia Jinkings, com estampas criadas por Rui Machado.

Sobre Rui Machado

Rui Machado é artista plástico e poeta. Nasceu em Manaus no dia 17 de agosto de 1956. Sua relação com as artes começou cedo, com diversas manifestações, desde desenho e escrita, até esculturas. Sua primeira exposição de artes plásticas foi em 1982, denominada Travessia, no hall do Teatro Amazonas, dentro do Projeto Hahnemann. Já em 1984, lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado Anjos e Mistérios.

Possui, até agora, 25 prêmios e homenagens. Como poeta, possui mais de 50 composições. Recebeu seu primeiro prêmio musical em 2017, no 6º Festival Amazonas de Música, em 1º Lugar com a música “Remando Estrelas” em parceria com Valdo Cavalcante. Em 2018, também foi vencedor do FECANI, Festival da Canção de Itacoatiara, com a música “Por um triz”, também em parceria com Valdo Cavalcante.

Serviço:
O QUE: Exposição “Amazônia: Arte & Fatos”, de Rui Machado.
QUANDO: Abertura em 25 de Outubro de 2019, sexta-feira, às 19h.
Período de visitação: 26 de Outubro a 26 de Novembro de 2019, de segunda a sexta de 15h às 10h e sábados de 9h às 12h
ONDE: Galeria de Artes do ICBEU Manaus (Unidade Centro – Av. Joaquim Nabuco, 1286)