Fiscalização do Procon apreende várias mercadorias vencidas e carne imprópria para consumo em DB

Produtos como carnes suína, bovina e peixes fracionados estavam com validade fora da conformidade ou vencida © Divulgação/Procon-AM

Equipes de fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) apreenderam, nesta segunda-feira (4), mais de 180 itens vencidos e 45 kg de carnes diversas impróprios para consumo no supermercado DB na avenida Efigênio Sales, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

Segundo os fiscais, os produtos apresentavam data de validade já expirada e as carnes suína, bovina e peixes, fracionadas pelo estabelecimento, além de estarem vencidas, outras não apresentavam data de validade. As equipes registraram os autos de constatação e apreensão, retirando os produtos da área comercialização.

Inutilizados

“Constatamos que as carnes apreendidas estavam em desacordo com as normas regulamentares de apresentação, por irregularidades como validade vencida, alteração nas embalagens e os itens fracionados e embalados pelo supermercado, estavam sem informação de data de validade. Determinamos o recolhimento imediato e inutilização, e lavramos os respectivos Autos de Constatação, Apreensão e Inutilização”, informou Matheus Bustos, fiscal do Procon-AM.

Na mesma ação os fiscais encontraram mais de 180 itens vencidos ou inadequados ao consumo nas prateleiras do estabelecimento. Todos os itens foram recolhidos e inutilizados após a retirada das prateleiras. Os produtos recolhidos encheram quatro carrinhos de compras.

De frutas a queijos

Entre os itens inutilizados estavam frutas, legumes, enlatados diversos, empanados de frango, queijos e cereais. A multa pelas infrações, por causa do volume e gravidade das infrações, ainda será calculada.

Denúncias

Os consumidores podem encaminhar denúncias para o Procon Amazonas pelo telefone 0800 092 1512 e pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br. Além de produtos vencidos, podem ser denunciadas outras situações que demandem fiscalização, como demora na fila de banco, ausência de preços na vitrine, entre outras.