Todos os voos são suspensos no aeroporto de Brasília por falta de combustível

Segundo as companhias, o combustível já havia subido 76% em 2021 e representa hoje 50% dos custos (em vez dos tradicionais 30%) em meio à guerra na Ucrânia e à consequente disparada do preço do petróleo. — Foto: Mike Sena

A informação das companhias aéreas para os passageiros que chegam ao aeroporto Internacional de Brasília na manhã deste sábado é uma só: nenhum voo sai da capital do país por falta de combustível.

Por volta das 3h da madrugada as principais companhias começaram a enviar comunicados de cancelamento para todos os voos marcados para estaa manhã, orientando os clientes a não irem para o aeroporto e peramencerem em suas casas ou no hotel.

No saguão, o cenário é de caos. Os passageiros são orientados a ligar para os serviços de antendimento ao usuário para remarcar as passagens, mas alegam que passam até duas horas tentando atendimento, quase sempre sem sucesso. Quando conseguem contato, as remarcações são possíveis apenas para os próximos dias, já que não há previsão de quando os caminhões com querosene vão conseguir entregar o combustível para abastecer as aeronaves.

Obrigadas a dar assistência aos consumidores em caso de cancelamento, as companhias alegam que não há mais vagas nos hoteis em Brasília e, em alguns casos, oferecem apenas um vale café da manhã e pedem que os passageiros tentem se hospedar na casa de conhecidos ou parentes. Na sala VIP da Latam, por volta das 5h já estava lotada com cerca de cem passageiros. A prioridade para receber orientações era para quem estava em conexão.

O jornalista Marcos Antonio Burgarelli tenta deixar Brasília desde a manhã de sexta-feira. Bugarelli saiu de Vitória com destino a Brasília na última terça-feira, para participar de compromissos de trabalho. E enfrenta uma verdadeira maratona para tentar chegar a Vitória, de onde seguirá ainda para São Gabriel da Palha, no Noroeste do estado, onde mora.

— A situação saiu do controle de todos. Fico com o coração apertado porque minha família está a minha espera. A Latam não soube dizer quando vou conseguir embarcar e também não conseguiu me encaixar em nenhum hotel. Ao chegar em Vitória vai ser mais uma incógnita, pois os ônibus também estão parados por falta de diesel. Os bastidores de todo esse caos é digno de filme — diz Bugarelli. Fonte: Agência O Globo