๐—ง๐—ฅ๐—”๐—ก๐—ฆ๐—ฃ๐—”๐—ฅ๐—˜ฬ‚๐—ก๐—–๐—œ๐—” ๐—ฆ๐—ข๐—•๐—ฅ๐—˜ ๐—–๐—ข๐—ฉ๐—œ๐——-๐Ÿญ๐Ÿต ๐—˜ฬ ๐—•๐—”๐—œ๐—ซ๐—” ๐—ก๐—ข ๐—”๐— 

Dados do sequenciamento do vรญrus sรฃo compatรญveis com os encontrados no Japรฃo em viajantes que estiveram no Amazonas.

O Amazonas tem um nรญvel baixo de transparรชncia de dados sobre a Covid-19, situaรงรฃo que รฉ igual a maioria dos Estado, segundo levantamento da ๐—ข๐—ฝ๐—ฒ๐—ป ๐—ž๐—ป๐—ผ๐˜„๐—น๐—ฒ๐—ฑ๐—ด๐—ฒ ๐—•๐—ฟ๐—ฎ๐˜€๐—ถ๐—น (๐—ข๐—ž๐—•) publicado, no fim de semana, pela estatal alemรฃ de Comunicaรงรฃo Deutsche Welle (DW). O estudo revela que as informaรงรตes oficiais sobre o novo coronavรญrus divulgadas pela maioria dos Estados brasileiros sรฃo insuficientes para acompanhar a disseminaรงรฃo da doenรงa. O balanรงo concluiu que 90% dos listados nรฃo divulgam publicamente dados fundamentais.

Conforme o texto oficial do site (https://br.okfn.org/) da OKB, apenas Pernambuco conta, atualmente, com um nรญvel alto de transparรชncia (com 81 pontos de um total de 100, pelos critรฉrios da avaliaรงรฃo). Em seguida, Cearรก (69) e Rio de Janeiro (64) tambรฉm apresentam bom nรญvel de informaรงรตes, embora ainda haja pontos importantes a melhorar. O Amazonas estรก no grupo de pontuaรงรฃo entre 20 e 39.

O Amazonas destacou que realiza transmissรตes ao vivo todos os dias para atualizar os dados da pandemia e que vai utilizar esta avaliaรงรฃo como parรขmetro para aprimorar a maneira como os publica.