Zelensky confirma presença na posse de Milei

Evento acontece neste domingo (10), em Buenos Aires. No trajeto, o presidente ucraniano encontrou o primeiro-ministro de Cabo Verde.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou neste sábado (9) que está a caminho da Argentina para a posse do novo presidente do país, Javier Milei.

Em sua conta no X (antigo Twitter), Zelensky confirmou que vai a Buenos Aires, e que parou para um encontro com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

“A caminho da Argentina, encontrei-me com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia. A primeira reunião de líderes na história das nossas relações bilaterais. A voz de Cabo Verde é de democracia e de apoio a nós na ONU, endossando resoluções que são cruciais para a Ucrânia”, disse.

“Agradeci ao primeiro-ministro por apoiar a iniciativa humanitária ‘Grãos da Ucrânia’ e convidei Cabo Verde a juntar-se à implementação da #PeaceFormula da Ucrânia”.

O jornal “La Nación” havia informado que Zelensky compareceria à posse na última quinta-feira (7). Depois da vitória de Milei nas eleições argentinas, os dois chegaram a conversar por telefone. Na época, o ucraniano agradeceu “o claro apoio” à Ucrânia, que foi invadida militarmente pela Rússia em 2022.

O presidente Lula (PT) não vai comparecer ao evento. No lugar dele, foi enviado o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que já chegou à capital argentina.

A futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, esteve em Brasília para convidar o presidente Lula. Em um encontro com Vieira, ela defendeu a importância da relação entre os dois países, em um discurso completamente diferente do que Milei usou durante a campanha.

Embora a Argentina seja um importante parceiro comercial do Brasil na região, esta não será a primeira vez que um presidente brasileiro não irá à posse do presidente argentino.

Em 2019, por exemplo, o então presidente Jair Bolsonaro enviou Hamilton Mourão, à época vice-presidente, como representante do governo brasileiro no evento que empossou Alberto Fernández.

Veja a lista de chefes de estado confirmados até o momento na posse de Milei:

  • Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai.
  • Santiago Peña, presidente do Paraguai.
  • Daniel Noboa, presidente do Equador.
  • Gabriel Boric, presidente do Chile.
  • Viktor Orban, presidente da Hungria.
  • Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia
  • Felipe VI, rei da Espanha