O WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso que permitirá aos usuários verificar no Google se mensagens encaminhadas com frequência contêm fake news ou informações suspeitas. De acordo com o site WABetaInfo, o recurso oferece a possibilidade de pesquisar tanto o link recebido quanto o texto completo da mensagem para checar sua autenticidade. A funcionalidade foi identificada na versão beta para Android, mas ainda não há data confirmada para o lançamento oficial.
O objetivo do novo recurso é facilitar a identificação de links maliciosos e conteúdos fraudulentos, com a busca sendo totalmente opcional e realizada sem comprometer a privacidade das mensagens, já que a pesquisa não é processada nos servidores do WhatsApp. O aplicativo, mantido pela Meta, promete garantir a segurança das conversas por meio de criptografia de ponta a ponta.
Além disso, outro recurso em teste é a exibição de um rótulo de “Rascunho” em conversas com mensagens não enviadas, facilitando a identificação de conteúdos inacabados. O recurso já está disponível para alguns usuários nas versões web e desktop, e agora pode ser implementado para Android.