Voos da MAP serão retomados em quatro municípios até segunda-feira

Segundo a MAP, |todos os passageiros estão sendo tratados segundo as regras da ANAC.

O diretor executivo da Passaredo/MAP, Eduardo Bush, confirmou agora ao deputado federal Átila Lins (PSD-AM) que está confirmado o retorno dos voos aos munícipios de Lábrea e Carauari, no estado do Amazonas, no próximo domingo, 8 de dezembro. Os voos de Eirunepé e Coari, se tudo correr dentro do planejado, serão retomados na segunda-feira (9). Com a compra da MAP pela Passaredo, oito municípios do Amazonas tiveram voos suspensos, causando um apagão aéreo desde 20 outubro deste ano.

“Está confirmada a operação no domingo; devemos operar um avião MAP. o Fox Eco foi liberado na vistoria e avião está em condições de voo e de navegabilidade; houve até uma vistoria física na aeronave. A Anac vistoriou pessoalmente o avião para certificar que está pronto para voar. O avião está sendo liberado documentalmente entre hoje e amanhã e a previsão é operar domingo. E se houver algum imprevisto, vamos operar o Brasília da Rico Táxi Aéreo”, informou Bush.

No último dia 24 de novembro, as operações já haviam sido retomadas para Parintins.

De acordo com o CEO da Passaredo, a Anac flexibilizou a operação nas bases de Eirunepé e Coari, onde não há estação meteorológica. A empresa aérea vai operar nesses dois municípios assim que o processo interno de Especificação Operativa for concluído. “Contudo, ainda teremos que aguardar o retorno na operação do Atr 42-300, pois ainda não foi liberada a operação do Att 72”.

A direção da Passaredo só esqueceu de comunicar o diretor do aeroporto de Coari, Joilson Marins. Informado sobre o anúncio do CEO Eduardo Bush, da retomada do voo a partir de segunda-feira, Marins ficou surpreso. “Ainda não recebi nenhum comunicado. Não sei qual o tipo de aeronave que vão enviar até para nos prepararmos aqui. Mas, é uma boa notícia, até porque estamos descobertos, pois, a Apuí Táxi Aéreo deixou de voar para Coari também”.

No início desta semana, o presidente da Passaredo/MAP, José Luiz Felício Filho, também comunicou a Átila Lins a retomada dos voos semanais no Amazonas. O segundo voo de Carauari, por exemplo, está previsto para retornar no dia 12 (quinta-feira). Os voos diários do município de Parintins também já retornaram; somente o da segunda-feira que voltará a ser regular quando forem concluídas as reformas do aeroporto internacional Eduardo Gomes. Também já estão em funcionamento os dois voos semanais para São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros da capital), às quartas-feiras e sábado.

Audiência pública

Na última terça-feira (03), em audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional da Amazônia (Cindra), o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Bezerra, informou todos os diretores da agência aprovaram que os aeroportos de Eurinepé, Coari e Barcelos continuem operando, com Condições Especiais, mesmo sem a presença e funcionamento das Estações Meteorológicas que estão sendo instaladas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura e homologadas pelo DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aérea).

A Anac também informou que não determinou o fechamento de nenhum aeroporto que recebe voos regulares no Amazonas, estando todos abertos ao tráfego aéreo.

Por ACRÍTICA