Visa Manaus encerra semana de atividades com mobilização na Ponta Negra

© Mário Oliveira/Semcom

Com orientações educativas para a população, a Prefeitura de Manaus encerrou, neste domingo, 5/8, a Semana Municipal de Vigilância Sanitária. Equipes da Visa Manaus realizaram mobilização, durante o projeto Faixa Liberada no Complexo turístico Ponta Negra, para distribuir panfletos sobre a abrangência das ações de vigilância e mostrar a importância da participação popular na fiscalização cotidiana de produtos e serviços que podem oferecer risco à saúde.

“A vigilância sanitária é um órgão extremamente importante para toda a sociedade e para a promoção da saúde. Ela tem o papel de fiscalizar vários estabelecimentos, mantendo a qualidade de seus serviços levados à população. Mas o papel da vigilância não é só fiscalizar, é também de educar. Por isso, quem quer abrir ou já possui um estabelecimento deve procurar o órgão para saber como não levar riscos à saúde das pessoas. E essa ação destaca essa orientação, mostrando para as pessoas que além da importância da fiscalização, a vigilância também orienta e educa para que toda a sociedade possa fazer parte deste controle”, ressaltou o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O encerramento das atividades na Ponta Negra marcou também o Dia Nacional de Vigilância Sanitária, criado pelo Ministério da Saúde em 2015, comemorado em 5 de agosto. A data foi escolhida para homenagear o médico, pesquisador e sanitarista Oswaldo Cruz, um dos ícones da saúde pública no país.

Durante a Semana Municipal de Vigilância Sanitária, que teve início na última segunda-feira, 30/7, foram realizadas diversas atividades educativas e de inspeção, incluindo fiscalização educativa para crianças em supermercado; blitz em clínicas, consultórios, balneários e flutuantes; serviços de ouvidoria itinerante e capacitação de servidores do órgão em processos administrativos sanitários.

Este ano, as comemorações da Semana privilegiaram a divulgação da abrangência das ações da Vigilância e seu papel na promoção e proteção da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), e o esclarecimento da população sobre sua participação na verificação da qualidade de produtos e serviços de interesse para a saúde.