Visa Manaus capacita permissionários de venda de alimentos da Expoagro 2023

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira, 1ª/12, uma capacitação para os permissionários que irão atuar com venda de alimentos e bebidas na 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), evento que acontece entre os dias 5 e 10 de dezembro no Parque Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, localizado no Km 02 da BR-174 (rodovia Manaus-Boa Vista).

A formação aconteceu no auditório da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), e foi ministrada por fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus.

“A Vigilância municipal, mais uma vez, cumpre o seu papel de disseminar as boas práticas sanitárias, desta vez junto aos permissionários da Expoagro, ressaltando a importância do conhecimento como forma de prevenir agravos à saúde. Ganham os comerciantes, que entregam alimentos mais seguros, e ganham também os consumidores, que podem desfrutar da ocasião com maior tranquilidade”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Foram abordados aspectos como o asseio das barracas, a importância da higienização constante das mãos por parte dos trabalhadores, cuidados para o manuseio e exposição dos alimentos, condições ideais de refrigeração, o acondicionamento correto para diferentes tipos de alimentos, cuidados estruturais (como a atenção a situações de fiação elétrica exposta), entre outros, todos buscando reforçar o conforto e a tranquilidade da população durante os dias da Expoagro.

A apresentação da equipe também foi enriquecida com exemplos de boas práticas sanitárias e adequações de baixo custo feitas por permissionários em outros eventos fiscalizados pela Visa Manaus, para mostrar que é possível oferecer uma alimentação segura num contexto de evento de massa. Exemplos de irregularidades também foram exibidos, para ajudar no esclarecimento dos comerciantes.

Com entrada gratuita, a Expoagro 2023 oferece atrações como exposições de animais, maquinário, praça de alimentação, rodeios e atrações musicais locais e nacionais. A Visa Manaus terá equipes inspecionando os pontos de venda de alimentos e bebidas durante o evento.

Serviço

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].