Vídeo revela devastação provocada pelo garimpo ilegal em áreas protegidas do Amazonas

Vista aérea capta o tamanho da devastação e degradação à natureza nas regiões de garimpo ilegal

Um vídeo divulgado nas redes sociais no domingo (20) pelo Ibama revelou uma cena alarmante de garimpo ilegal ocorrendo em áreas protegidas no Amazonas. Gravado por servidores do órgão, o vídeo mostra uma draga operando no meio de um pequeno rio, cujas margens foram devastadas pela atividade.

As imagens revelam a formação de ilhas de terra e sedimentos no leito do rio, indicando o fenômeno de assoreamento. O garimpo ilegal não apenas ameaça a fauna aquática, mas também prejudica as comunidades locais devido à dificuldade no acesso à água e à contaminação por mercúrio. O Superintendente do Ibama-AM, Joel Araújo, destacou a destruição ambiental causada pelo garimpo ilegal, ressaltando sua influência negativa na economia, sociedade e ecossistema da Amazônia. O vídeo provocou debates sobre a necessidade de medidas mais rigorosas contra essa prática prejudicial.

A operação de fiscalização empregou dois helicópteros para monitorar o garimpo ilegal. Tanto a draga quanto as casas próximas mostravam sinais de abandono, sugerindo a fuga dos garimpeiros ao avistarem a equipe do Ibama. O fenômeno do assoreamento também deixou suas marcas na turbidez das águas de uma cachoeira próxima. Apesar das informações compartilhadas, o Ibama não pode divulgar mais detalhes sobre a operação devido à sua natureza em andamento. O vídeo e as palavras do Superintendente ressaltam a urgência de preservar a Amazônia e encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento e conservação nessas áreas sensíveis.