Urucurituba recebe etapa classificatória dos Jogos Estaduais do AM

Foto: Mauro Neto/Sejel
Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) já começaram, e chegou a vez do município de Urucurituba (a 218 quilômetros de Manaus em linha reta) receber a 42ª edição da competição.
 
Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), o município será sede do Polo II, de 8 a 13 de maio, e contará com a presença das cidades de Itacoatiara, Itapiranga, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucará.
 
Para o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira, poder promover esse intercâmbio esportivo entre os municípios do Amazonas é um incentivo que faz o esporte crescer e muito.
 
“Infelizmente, muitos lugares do nosso Estado carecem desse tipo de atividade e o JEAs vem exatamente para promover essa interação entre alunos, professores e a comunidade como um todo. Essa é a maior competição escolar da nossa terra e é por meio dela que grandes atletas deverão ser descobertos”, afirmou.
 
Em seis dias de competição, cerca de 1.700 alunos-atletas são esperados para disputar seis modalidades, dentre elas, basquete, handebol, basquete, futsal, atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Para a próxima edição, há ainda a possibilidade de mais uma modalidade ser inserida no JEAs, o badminton.
 
De acordo com o professor Egídio Pinto, chefe do Departamento de Desporto da Sejel, o evento, que abriu os trabalhos em Barcelos, começou muito bem.
 
“No dia 1º de maio, demos início à etapa classificatória dos Jogos Escolares do Amazonas, e o município de Barcelos foi o primeiro polo contemplado com a competição, que contou ainda com a participação de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. Com aproximadamente 600 alunos, o evento foi um sucesso e mostrou que, mesmo com todas as dificuldades geográficas no que se refere ao deslocamento das equipes, o esporte move as pessoas e faz a diferença na vida de cada um desses estudantes”, finalizou Egídio.