
MANAUS/AM — A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mantém em operação as Unidades Móveis de Saúde da Mulher , oferecendo serviços de atenção primária à população feminina da capital amazonense. Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde, especialmente para mulheres com dificuldade de deslocamento, duas unidades foram realocadas para novos pontos da cidade nesta semana.
As unidades itinerantes realizam atividades de prevenção de doenças, orientações médicas e coleta de exames, entre outros serviços essenciais à saúde da mulher. O atendimento ocorre das 7h às 17h , sem necessidade de agendamento prévio.
Na zona Oeste , uma unidade está localizada na rua São Pedro, s/nº, no bairro Tarumã , próxima à escola municipal Nestor Soeiro do Nascimento. Já na zona Leste , a unidade permanece na rua dos Açaizeiros, comunidade Grande Vitória , no bairro Gilberto Mestrinho, até o dia 23 de maio .
Para as moradoras da zona Sul , o serviço está disponível no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 , localizado na avenida Perimetral, bairro Parque 10 de Novembro, até o dia 30 de maio . As mulheres residentes na zona rural também são contempladas com o serviço, que será ofertado na rua Professora Rosalina Feitosa , próximo ao abrigo Monte Salém, no mesmo período.
A Semsa orienta que as usuárias levem documento de identidade com foto, CPF e cartão do SUS para facilitar o cadastro e o registro dos atendimentos.
Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça seu compromisso com políticas públicas voltadas à saúde feminina, promovendo maior equidade no acesso aos serviços de saúde em diferentes regiões da cidade.