UEA inicia provas do Vestibular em Manaus e interior

© Aguilar Abicassis/Secom

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aplicou, neste domingo (21/10), as provas de conhecimento gerais do Vestibular 2019 para 47.139 inscritos. As provas foram realizadas em 44 locais em Manaus e 98 unidades nos 61 municípios do Amazonas.  Na segunda-feira (22/10), serão aplicadas as provas de conhecimento específico e redação. Na terça-feira (23/10), ocorrem as as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) para os 36.663 estudantes que cursam o ensino médio.

Os cursos mais concorridos são Medicina, Educação Física, Direito, Enfermagem e Administração. A novidade para este ano é o oferecimento dos cursos de engenharia civil e administração no interior do Estado, em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.

De acordo com o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a universidade tem se adequado às necessidades do Estado e está buscando implantar cursos de acordo com as perspectivas econômicas de cada município, o que é, também, uma forma de desenvolver o Estado. “É um esforço constante do Governo do Estado e da Universidade levar educação de qualidade para os municípios do interior e também ajudar a desenvolver o Estado. A expectativa é boa para a chegada do curso de engenharia em Parintins. É preciso olhar para o futuro. Nós olhamos para 2019 com muita esperança e para isso aprofundamos os nossos cursos na capital e no interior, de olho na indústria 4.0 e outras que devem colocar a UEA no rumo do futuro”, explicou.

O reitor falou ainda dos convênios com a iniciativa privada e Governo Federal para ampliar e desenvolver os cursos oferecidos pela UEA. “Nós também estamos trabalhando para buscar recursos para pesquisa e desenvolvimento com parceiros como Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), por meio do capta, para fortalecer os nossos cursos, fortalecer nossas pós-graduações e abrir mais oportunidade para nossa juventude. Esse é um desenho muito importante na área de inovação e a UEA está trabalhando nesse sentido e com muito esforço˜, disse o reitor.

A estudante Giovana Queiroz, 27, tenta uma vaga no curso de Direito. Ela vai fazer as provas do Vestibular e do SIS e estava otimista. “Manter o controle psicológico é importante, mas eu me preparei bem para esse vestibular”, explicou.

O estudante Paulo Foroni, 17, tenta vaga para o curso de Administração. Ele já participou de outros certames, mas desta vez disse estar muito preparado para as provas. “Tentei fazer outras vezes e não consegui, desta vez eu me preparei melhor, mesmo porque pretendo fazer as provas de outras faculdades do país”, explicou Paulo.

A coordenação do processo seletivo pede atenção aos candidatos – Na segunda-feira (22/10), serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos e redação do Vestibular. Na terça-feira (23/10), serão aplicadas as provas do SIS. É importante que os candidatos fiquem atentos aos horários e locais de prova.

Horários:

Abertura dos portões – 12h (horário de Manaus)

Fechamento dos portões – 12h50 (horário de Manaus)

Início das provas – 13h (horário de Manaus).

Vagas – Neste ano, 5.337 vagas estão sendo oferecidas pela UEA por meio do Vestibular e SIS. Destas, serão ofertadas, 264 vagas para indígenas e 340 para pessoa com Deficiência (PcD).

Para o Vestibular são oferecidas 3.199 vagas, sendo 1.178 vagas para a capital e 1.662 vagas para o interior, além de 138 vagas para indígenas e 221 para PCD.

O Edital do SIS dispõe de 2.138 vagas, sendo 785 vagas para a capital e 1.108 para o interior, além de 126 vagas para indígenas e 119 para PCD.

Gabarito – Os gabaritos das provas do Vestibular e SIS serão divulgados a partir das 20h (horário de Manaus) do dia 22 e 23 de outubro de 2018, respectivamente, por meio de consulta pelo CPF do candidato no portal da UEA, nos links Vestibular e SIS.

Resultado – A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 4 de dezembro, juntamente com o Edital de matrícula institucional para ingresso no primeiro semestre de 2019. A perícia médica, destinada aos candidatos com deficiência, ocorrerá entre os dias 10 e 14 de dezembro. O edital de matrícula institucional para os cursos com início no segundo semestre de 2019, será divulgado no dia 25 de abril de 2019.