UBS Fluvial de Tonantins leva atendimento gratuito a população ribeirinha

A previsão de atendimento é algo em torno, de 6 a 8 mil pessoas, incluindo povos indígenas © Divulgação/PMT

Na manhã da última segunda-feira, 04, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), de Tonantins, município a 870 km de Manaus, iniciou o atendimento a população ribeirinha, com previsão de 18 dias de viagem a serviço das comunidades.

De acordo com o secretário de Saúde de Tonantins, José Júlio Júnior, a embarcação segue por um tour médico em dezenas de comunidades, onde até os povos tradicionais (povos indígenas), serão beneficiados com os atendimentos.

“Com cem por cento de apoio do Prefeito Lazaro, estamos levando para as comunidades, inclusive para a comunidade indígena, o atendimento médico, odontológico, pré-natal, coleta de preventivo, farmacêutico laboratorial, vacinas, e o controle de endemias com a FVS. Salientando, a não participação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que se recusou de participar conosco”, disse.

Estimativa de atendimento

O secretário também explicou, que por conta do período da cheia, a evasão das famílias para zona urbana é muito grande, com isso, a previsão de atendimento é algo em torno, de 6 a 8 mil pessoas, incluindo povos indígenas.

“A orientação do prefeito Lázaro é de levar os serviços de cidadania e saúde a todas as pessoas. A nossa missão é gerar oportunidades aos nossos irmãos ribeirinhos”, enfatizou.

Suprindo as necessidades

Segundo o secretário, a UBS Fluvial está suprindo as necessidades dos trabalhadores rurais, que teriam sido praticamente esquecidos em administrações anteriores, hoje, até as comunidades indígenas recebem atendimentos.

“Nos estamos num processo de mudança, com o novo, a saúde assistencial, a ideias e o prefeito quer que tenhamos a excelência no comprimento positivo. Acreditamos que esta sendo um trabalho diferente e eficaz no estado do amazonas, único, e que seja exemplo aos demais municípios”, finalizou.

Cronograma de atendimento da UBS Fluvial

Fazem parte do cronograma de pontos de atendimentos da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), de Tonantins, as comunidades ribeirinhas de Santa Terezinha , Porto Nascimento, Fazenda, Santa Lúcia, Barro Alto I, Barro Alto III, Sururuá, Sâo Joaquim, Ceci São Joaquim, Ceci, Santa Rita, Alegria, Remanso das Pedras, São Raimundo, Prosperidade, Santa Maria, Caeté,  Jacapari Perpétuo, Bom Jardim, Boa Esperança, Urutubinha, Jerusalém, São Domingos, Paraná do Jacapari, Silvano, São Sebastião, Santo Antônio, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Uati Paraná, Nova Vida, São Bento, Curupira, Pirapitinga, Paraná das Panelas, São Francisco do Recife.