TV Cultura transmite Festival de Parintins nesta sexta

As transmissões começam logo mais às 21h30

A TV Cultura transmite desta sexta (29) a domingo (1º) o Festival Folclórico de Parintins – evento que há mais de 50 anos cultua os bois Caprichoso e Garantido, com muita festa e música.

De acordo com Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, entidade que inclui a TV Cultura, serão mais de cinco horas diárias de transmissões. As exibições acontecem nesta sexta (29), a partir das 21h30 (horário de Manaus), e sábado (30) e domingo (1º), às 20h.

“Neste ano, teremos uma cobertura mais aprofundada. O conteúdo será desdobrado em novos produtos, como um documentário sobre a festa. Além disso, nos preocupamos em explicar para o público a relevância e a grandeza dessa celebração. Criamos programetes que já estão indo ao ar para mostrar de forma clara e divertida às crianças a origem dos bois-bumbás”, conta.

A transmissão conta com 17 câmeras em alta definição e drones espalhados pelo Bumbódromo, o local do festival. Os apresentadores Ludimila Queiroz e Clayton Pascarelli serão os responsáveis pela cobertura ao vivo.

“Eles se preparam com intensidade para levar ao público informações e explicações antropológicas sobre as danças, os rituais indígenas e as alegorias. Antes, receberam o suporte de estudiosos da cultura amazonense, folcloristas e sociólogos”, conta.

O presidente dá mais detalhes de como será a programação. “Hoje, o ‘Panorama’ [no ar às 12h30] tem uma edição especial sobre a celebração, com a presença da professora de cultura brasileira Neide Rodrigues Gomes e do secretário estadual de cultura do Amazonas, Denilson Novo”, fala.

Rivalidade

Desde 1966, a rivalidade entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido toma a cidade de Parintins _e o estado do Amazonas. A disputa e as torcidas são tão grandes que se assemelham à rivalidade vista em outras regiões do Brasil no futebol. A festa, durante três noites, ocorre no Centro Cultural da cidade, conhecido como Bumbódromo, e envolve duas associações explorando temáticas como lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos.

O evento é realizado anualmente, sempre no último fim de semana de junho. O último campeão foi o Boi Caprichoso. Ao todo, o boi azul Caprichoso tem 22 vitórias, enquanto o vermelho do Garantido tem 31 triunfos. O espetáculo que a TV Cultura transmite a partir de hoje, pelo segundo ano consecutivo e na íntegra, é semelhante a um desfile de Carnaval, com muitas alegorias, cores, música e dança.