Turista descobre que cachoeira mais alta da China é fake

Flagrante viralizou nas redes sociais. Segundo a administração do parque, foi feita "uma pequena melhoria durante a estação seca".

Uma famosa cachoeira da China tem recebido atenção especial na última semana após uma turista descobrir que o ponto turístico é abastecido por um cano de água.

O flagrante foi publicado em 2 de junho, na rede social Douyin, uma espécie de TikTok da China. O vídeo mostrava um cano jorrando água do topo da Cachoeira Yuntai, que tem a maior queda (314 m) da Ásia, segundo a Unesco. A legenda na publicação dizia: “Depois de todo o esforço para ver as cachoeiras Yuntai, vi um cano de água.”

Desde então, o vídeo já foi compartilhado quase 50 mil vezes, levando as autoridades responsáveis pelo Geoparque Yuntai a se explicarem. Na nota, escrita do ponto de vista da cachoeira, o parque alega que, para enriquecer a experiência do passeio, foi feita “uma pequena melhoria durante a estação seca”.

“Como uma paisagem sazonal, devido a fatores sazonais, não posso garantir que, quando você vier me ver, eu estarei em minha postura mais bonita”, afirma o comunicado. “Na próxima temporada de cheias, apresentarei minha magnificência da maneira mais perfeita e original”, completa.

O local recebe milhões de visitantes por ano e é considerado um geoparque pela Unesco. Para receber o título, um geoparque deve ter “paisagens de importância geológica internacional” e ser “gerido com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável”.