Três vítimas de acidente aéreo recebem alta hospitalar

Três das dez vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Manaus receberam alta hospitalar nesta terça-feira (17). O acidente ocorreu no início da tarde de segunda-feira (16) nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), as vítimas foram encaminhadas aos hospitais e pronto-socorros 28 de Agosto, João Lúcio, Platão Araújo e Zona Norte (Delphina Aziz).

No HPS 28 de Agosto, foi atendido um homem de 56 anos com queimaduras de segundo grau na mão direita e fratura exposta em tornozelo esquerdo. Após atendimento inicial de emergência, o paciente foi transferido para um hospital particular. Outro homem, de 35 anos, também foi atendido na unidade, com dores na coluna e tornozelo, e recebeu alta no mesmo dia.

Outro homem, atendido inicialmente no HPS Delphina Aziz, foi transferido para o HPS João Lúcio e, após avaliação, também recebeu alta.

O HPS João Lúcio atendeu o piloto da aeronave, que chegou com a unidade com uma fratura exposta na perna, na bacia e se encontra internado na UTI, sob cuidados da equipe médica. A última vítima, um homem de 35 anos, recebeu alta nesta terça-feira (17), após receber atendimento.

Dois passageiros da aeronave trabalham para o Governo do Amazonas. São eles: Vanna Agostinho da Mota, 33 anos, que presta serviço à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio de contrato temporário firmado em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), e Francisco Pereira de Souza, 40 anos, funcionário comissionado da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).

Os dois servidores seguem internados no HPS Platão Araújo. Vanna chegou à unidade com fratura exposta na perna esquerda, mas lúcida e respirando normalmente e segue estável sob cuidados médicos. Francisco teve fratura na perna, também continua em observação recebendo tratamento.

Também foi levado para o mesmo HPS um homem de 60 anos com contusão na perna esquerda. Ele continua em observação na unidade. Uma mulher de 51 anos foi transferida para o HPS João Lúcio e segue aos cuidados da ortopedia.

Uma mulher de 45 anos continua internada no 28 de Agosto com fratura na perna direita e costelas, com quadro estável. A paciente segue recebendo atendimento no Hospital 28 de Agosto.

O acidente

A Infraero informou, por meio de nota, que o avião C-208, matrícula PT-MHC, partiu de Manaus para Maués às 12h26 e caiu instantes após a decolagem, em região de mata dentro da área do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) de Manaus ficou responsável por comandar as ações de resgate.

Por G1