Traficantes impedem vacinação no bairro Jorge Teixeira

Agentes da saúde que tentam combater o sarampo em Manaus são ameaçados por traficantes © Reprodução/G1 AM

Agentes de saúde que trabalham em uma ação emergencial contra o sarampo realizada de casa em casa foram impedidos de aplicar doses da vacina no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, na noite da quarta-feira (18). Segundo a prefeitura o acesso até as residências foi obstruído por traficantes. A cidade, que está em situação de emergência, já registra mais de 400 casos de sarampo confirmados desde março deste ano.

Segundo informações apuradas pela Rede Amazônica, os traficantes fecharam os limites das ruas das Goiabeiras e Carapanauba e não deixaram os agentes de imunização seguirem com a varredura vacinal nas residências. O trabalho terminou por volta das 19h, uma hora antes do previsto.

“Alguns traficantes da área impediram a equipe de continuar fazendo ação até o horário previsto”, disse uma enfermeira que atuava na ação. Segundo os agentes, não havia policiais no local no momento das ameaças.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) afirmou que o caso será investigado pela Polícia Civil. A pasta disse ainda que policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações, da SSP, foram até área para uma varredura.

“A Secretaria ressalta, ainda, que tem intensificado operações policiais no bairro do Jorge Teixeira nos últimos meses, com base em levantamentos do setor de inteligência. A Secretaria pede que a população colabore denunciando essas ações criminosas através do telefone 181. A denúncia é anônima, a ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia”, informou trecho da nota.

O prefeito de Manaus, Artur Neto, disse que vai acompanhar as equipes de vacinação nas ruas nesta quinta-feira (19).

Fonte: G1