Tóquio registra mais de 5 mil casos de Covid em 24h

Tóquio registra mais de 5 mil casos de Covid em 24h. (Foto: Pixabay)

Tóquio registrou recorde de novos casos confirmados por Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Em 24 horas, de quarta para quinta-feira (5), 5.042 pessoas deram positivo para o novo coronavírus, conforme o governo local.

Os recordes diários vêm se somando conforme a Olimpíada se aproxima do fim. O último havia ocorrido nesta quarta-feira (4), quando 4.166 casos foram contabilizados. Neste domingo (8), ocorrerá a cerimônia de encerramento do evento.

O dado de hoje representa uma alta de 164% na média móvel dos últimos sete dias em comparação com o período anterior. Desse total, foram computados um novo óbito e 135 casos graves.

Colapso no sistema de saúde

De acordo com o governo metropolitano de Tóquio, em um mês, o número de hospitalizações dobrou e a situação epidemiológica começa a sobrecarregar o sistema de saúde.

“Tóquio está caminhando para uma propagação explosiva de infecção nunca antes experimentada”, dizem as autoridades no site oficial para acompanhamento dos números relacionados à pandemia. “Há uma necessidade urgente de preparar sistemas de gerenciamento de crise não apenas para atendimento hospitalar e hotéis designados para recuperação, mas também para recuperação domiciliar.”

A olimpíada foi adiada em um ano justamente pela pandemia do novo coronavírus.

FONTE:R7