Início Justiça TJAM abre hoje 23ª edição da ‘Semana Justiça pela Paz em Casa’

TJAM abre hoje 23ª edição da ‘Semana Justiça pela Paz em Casa’

Foram pautadas mais de 1,6 mil audiências para o período de esforço concentrado, na capital e no interior

MANAUS — O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (Cevid/TJAM), realiza na segunda-feira (06/03), às 8h, no hall de entrada do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, a abertura da 23.ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”.

O evento tem a finalidade de contribuir para a efetividade da “Lei Maria da Penha”, potencializando o trabalho realizado de forma rotineira pelo Judiciário nessa área. Nesta edição, foram pautadas mais de 1,6 mil audiências para o período de esforço concentrado, na capital e no interior do Estado.

A abertura do evento contará com a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Nélia Caminha Jorge e da coordenadora da Cevid/TJAM, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo.

Além das audiências judiciais nos processos que envolvem questões de violência doméstica e familiar contra a mulher, o evento também inclui uma série de atividades de conscientização sobre o tema, realizadas pelas equipes multidisciplinares dos “Juizados Maria da Penha”, as quais são levadas a escolas, empresas e outros espaços.

A “Semana Justiça pela Paz em Casa”, ação instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aconteceu pela primeira vez em 2015.

Desde então, os TJs de todo o País se mobilizam na realização de três edições anuais do evento, que ocorrem em março, marcando o “Dia Internacional da Mulher”; em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”; e em novembro, em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).