Susam treina profissionais de maternidades, em urgência e emergência

© Divulgação/Susam

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está realizando um curso de capacitação para profissionais que atuam na área de obstetrícia, nas unidades da rede pública, na capital e interior. No curso, cujo tema é “Suporte Básico de Vida em Urgência e Emergência”, os profissionais recebem informações teóricas e práticas de como proceder em determinadas intercorrências de urgência e emergência, durante partos.

O objetivo da capacitação é proporcionar aos profissionais da rede estadual de saúde o aprofundamento dos conhecimentos e o treinamento constante das técnicas que visam à segurança nos partos, conforme explica um dos responsáveis pela capacitação e membro da Coordenação Estadual da Saúde da Mulher/Rede Cegonha, enfermeiro Marcos Vinícius Costa Fernandes.

“Nesse primeiro curso, os profissionais vão receber treinamento na área de suporte básico em vida, como reanimação cardiopulmonar e procedimentos básicos durante um episódio de parada cardíaca. São situações em que um profissional bem treinado pode salvar a vida da grávida”, ressalta Marcos.

A capacitação está sendo realizada no Centro Educacional Thiago de Melo, na zona leste de Manaus, com início no dia 04 e término no dia 20 deste mês. As turmas têm em média 40 profissionais, e cada uma concluindo o curso em uma semana. Cada município enviou dois profissionais (um médico e um enfermeiro).

Além das aulas teóricas, os profissionais também terão treinamento prático, que será realizado no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, no Hospital e Pronto-Socorro Infantil Zona Leste e no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste. O curso é realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Capacitação contínua – O gerente de Maternidades do Estado, Edilson Albuquerque, ressalta que a qualificação faz parte de um trabalho contínuo da Secretaria, para melhorar ainda mais seus indicadores de qualidade da atenção à saúde, na assistência prestada às mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal.