Sobrinho de Michael Jackson grava clipe no Rio e diz não ter medo de comparações com o tio

Sobrinho de Michael Jackson, Jaafar diz não ter medo de comparações com o tio.

Vinte e três anos depois de Michael Jackson colocar a comunidade Dona Marta, em Botafogo, no radar do mundo com “They don’t care about us”, é a vez de Jaafar Jackson, seu sobrinho, fazer o mesmo com o Vidigal. A favela, também na Zona Sul do Rio, foi o cenário escolhido pela estrela ascendente para a gravação de seu primeiro clipe, “Got me singing”.

— Foi natural vir ao Rio de Janeiro porque a música tem influência do funk carioca dos anos 90. A ideia de fazer o videoclipe no morro foi instintiva e, também, uma homenagem às origens desse som — explica o cantor, de 22 anos.

Embora tenha escolhido um plano de fundo parecido com o do tio em 1996, as comparações não preocupam Jaafar:

— Não tenho medo de comparações. Elas são inevitáveis por causa da importância da minha família na indústria do entretenimento. O ambiente pode até ser parecido, mas a mensagem e o ritmo são completamente diferentes.

Para captar a essência brasileira, Jaafar contou com o paulista Marcos Mello Cavallaria, de 35 anos, na direção.

— Ele me fez o convite duas semanas antes, chegou como relâmpago! — conta o diretor, que já trabalhou com Iza e Claudia Leitte. Como artista, estar com um Jackson foi a realização de um sonho: — Fiquei nervoso porque o Michael é um dos pilares da minha arte. Então, ao saber que ele era o sobrinho… Senti o peso!

Jaafar foi dirigido pelo brasileiro Marcos Mello Cavallaria. | Foto: Rachel Tanugi Ribas

Durante a gravação, ocorridas entre 7 e 9 de junho, a identidade de Jaafar foi tratada como segredo de Estado para evitar o assédio.

— Mas quando ele subiu na lage e começou a cantar e dançar, o pessoal desconfiou, comentando que ele lembrava o Michael Jackson — conta Marcos. Ele, aliás, teve a mesma impressão: — Ele tem muito do Michael, está na essência dele. Nessas horas, minha ficha caía e eu pensava “Caramba! É um Jackson na minha frente!”.

Apaixonado pela cultura e comida brasileira

O responsável por apresentar Jaafar ao Passinho, elemento constante no clipe, foi o coreográfo Nomann Shay. Desde então, o jovem se viu apaixonado pela dança: — Ele me mostrou o passinho e eu amei! Acho que aprendi alguma coisa, mas quem vai dizer se eu mandei bem ou não serão os fãs (risos).

Jaafar experimentou a comida brasileira e passeou por Ipanema e Copacabana. | Foto: Rachel Tanugi Ribas

Nos intervalos das filmagens de ‘‘Got me singing’’, Marcos compartilha que o artista internacional treinava os passos com os curiosos e, como o esperado de alguém da sua idade, publicava cada segundo nas redes:

— Deu para ver que ele aproveitou bastante. Sem dúvidas rolou uma conexão entre Jaafar e o Rio, tanto que ele compartilhou a vontade de voltar.

Apesar da passagem da passagem corrida pela cidade, o sobrinho de Michael conseguiu aproveitar, ao menos, a praia.

— Fizemos um passeio por Copacabana e Ipanema, onde eu o apresentei à água de coco, suco de graviola e açaí — diz o diretor. E Jaafar, é claro, aprovou a experiência gastronômica: — As frutas, as carnes, as sobremesas… Tudo era delicioso!

Por EXTRA