Servidores da Susam ganham centro de promoção e prevenção em saúde

A Secretaria de Estado de (Saúde) inaugurou, sexta-feira (28/09), na sede do órgão, no Aleixo, zona Centro-Sul, o Centro de Atenção ao Servidor Miryam Moura Café. Vinculado ao Núcleo de Humanização da Susam, o espaço é voltado para a promoção e prevenção em saúde, com foco na questão do bem-estar do servidor.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, o Centro de Atenção ao Servidor tem como objetivo assegurar a saúde física e mental do servidor, por meio da execução de programas de promoção, prevenção e segurança no trabalho. “É um espaço para se trabalhar a relação do servidor com o trabalho e a sua saúde. Um espaço de valorização do servidor”.

A secretária executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital (SEA)/Susam, Joselita Nobre, explica que o Centro estará voltado, neste primeiro momento, ao atendimento aos servidores da sede do órgão.  A intenção, entretanto, é ampliar o alcance da unidade.

Nesta primeira fase, portanto, o Centro de Atenção ao Servidor beneficiará 945 trabalhadores, sendo 850 servidores e 95 estagiários. O local funcionará de segunda a sexta-feira, vinculado ao Núcleo de Humanização da Susam. “Serão desenvolvidas, por exemplo, ações educativas e preventivas de assistência social, psicologia, nutrição, fisioterapia, cardiologia, entre outras, que estimulem os colaboradores a adotarem hábitos saudáveis e a cuidarem da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida”, apontou Joselita.

A secretária da SEA Capital enfatiza que as atividades do Centro serão de extrema importância para prevenir, por exemplo, problemas de coluna, hipertensão, diabetes, entre outras doenças que, se não houver um trabalho preventivo, leva a quadro graves, inclusive ao infarto. Também é preciso ser feito, conforme ela, um trabalho específico junto aos servidores em fase de aposentadoria, para que possam enfrentar bem a nova fase da vida.

Joselita Nobre salienta, ainda, que a criação do novo Centro é um compromisso da gestão com o servidor. Os colaboradores da área, disse ela, cuidam da saúde da população e muitas vezes esquecem de dar atenção a si mesmos. “Queremos que eles trabalhem num ambiente mais humanizado, onde possam ter cuidado com a qualidade de vida”, salientou.

Homenagem – O Centro de Atenção ao Servidor da Susam recebeu o nome da ex-servidora Miryam Moura de Cunha, carinhosamente conhecida pelos colegas como Café. Filhos e netos de Miryam estava presentes no evento. “Foi uma alegria saber dessa homenagem a nossa mãe. Todos que a conheciam sabiam do trabalho desenvolvido por ela na saúde e com a secretaria. Esse reconhecimento da Susam é muito importante pra gente”, afirmou a filha Katiúcia Moura.

Miryam faleceu em junho deste ano, aos 79 anos de idade. Era uma pessoa muito popular e muito querida entre os colegas. Em 44 anos como servidora, Café deixou como marca a sua alegria e solidariedade, dedicando-se a projetos que garantiam melhoria da qualidade de vida das pessoas de baixa renda. “Ela se preocupava muito com os funcionários da Secretaria. E esta é uma forma de prestar nossa homenagem”, comentou Joselita.

Café ingressou na Susam em 1974, atuando como agente de saúde rural na SEA Capital. Teve forte atuação na garantia dos serviços de saúde para populações de áreas rurais, coordenando equipes que levavam atendimento médico e odontológico a moradores de regiões de difícil acesso na capital e interior do Amazonas. Coordenou também ações de saúde em escolas e comunidades da periferia da capital. Aos 60 anos, concluiu a graduação em Serviço Social.