Semana Municipal de Trânsito encerra com homenagens às vítimas de acidentes

Foto: João Viana

Vítimas de acidentes de trânsito foram lembradas pela Prefeitura de Manaus em culto ecumênico de encerramento da Semana Municipal de Combate à Violência no Trânsito, realizado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), neste domingo, 28/3, que contou com a  presença de parentes das vítimas, secretários municipais e outras autoridades. A atividade foi realizada em frente ao viaduto Ayrton Senna, na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul, local onde houve o maior acidente de trânsito da história de Manaus, no dia 28 de março de 2014, quando um caminhão se chocou com um micro-ônibus, causando a morte de 16 pessoas.

“Terminamos essa semana com esse culto ecumênico em memória às vítimas desse acidente. Precisamos que as pessoas reflitam sobre suas atitudes e a maneira que elas possam colaborar para a redução do número de acidentes nas vias”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acrescentando que, como parte do cronograma de ações, o prefeito David Almeida determinou a revitalização do memorial do acidente, com a instalação de uma placa com o nome das vítimas.

O culto em memória das vítimas foi ministrado pelo padre Danival de Oliveira da paróquia Nossa Senhora do Carmo, e pelo pastor Alan Ferraz, da Igreja Adventista do Sétimo dia.

O padre Danival destacou o empenho e dedicação da Prefeitura de Manaus para a redução de mortes nas vias da capital. “O cuidado com as pessoas tem sido a marca dessa gestão. O prefeito David Almeida vem trabalhando para que mortes sejam evitadas no trânsito, ele está tendo o cuidado com a vida. E Deus se agrada disso. Que as pessoas tenham o mesmo pensamento no trânsito e, assim, teremos menos acidentes e mortes nas nossas vias”, frisou.

Para a autônoma Francineide Guedes, que perdeu filha e neto no acidente em 2014, as pessoas ao saírem na rua conduzindo um veículo, têm que pensar bem e ter consciência sobre os acidentes no trânsito.

“Motoristas, reflitam! Sempre tem uma família esperando seus parentes retornarem para casa. A consciência é fundamental para que acidentes como o de 2014 não aconteçam mais. Perdi filha e neto, eles estavam no trânsito, nunca mais vou poder dar um abraço, olhar nos olhos. Reflitam sobre suas atitudes ao volante!”, disse Francineide.

Semana

Durante a programação da Semana Municipal de Trânsito, o IMMU, em parceria com entidades públicas e privadas, realizou atividades de educação e operação nas ruas e avenidas da cidade, além de oferecer palestras sobre trânsito seguro para profissionais que diariamente estão nas ruas da cidade transportando passageiros.

O diretor-presidente do IMMU destacou as atividades realizadas durante toda a semana. “A palavra de ordem é prevenção. Realizamos muitas campanhas educativas, buscando prevenir os acidentes com blitz, fazendo com que os motoristas sintam através da penalidade que eles precisam corrigir suas atitudes”, enfatizou Paulo.

As atividades da Semana Municipal de Trânsito foram realizadas no período de 22 a 28 de março. O evento faz parte do calendário oficial do município de Manaus que institui 28 de março como o Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, de acordo com a Lei Municipal número 1.861 de 06 de maio de 2014.

Segundo dados do IMMU, o primeiro trimestre de 2021 teve uma redução de 16,67% de mortes no trânsito em comparação aos anos anteriores. Um exemplo dessa redução é a comparação entre os anos de 2011/2021, sendo que em 2011, foram 70 mortes, apenas no primeiro trimestre, já em 2021, foram apenas 35 no mesmo período.

*Com informações da assessoria