Sema realiza soltura de quelônios na RDS Puranga Conquista, no rio Negro

FOTOS: VANESSA GAMA/SEMA

Cento e cinquenta filhotes da espécie de tartaruga irapuca (P. rythrocephala) foram devolvidos à natureza durante a tradicional soltura de quelônios realizada na última sexta-feira (09/03) na comunidade indígena Nova Esperança, instalada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

De acordo com a chefe do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Antônia Barroso, a ação alcançou o objetivo que é o de sensibilizar os moradores da comunidade sobre o processo de coleta dos ovos durante a “chocadeira”, encubação e o nascimento dos filhotes, para então devolvê-los à natureza, garantido a preservação da espécie.

O evento reuniu cerca de 150 moradores das comunidades de Nova Canaã e São Sebastião. O líder da comunidade Nova Esperança, cacique José Pancrácio, elogiou o trabalho da Sema e disse que a expectativa para o próximo ano é coletar um número maior de tartarugas para a soltura.

Como cacique, me sinto muito feliz em trabalhar com a ajuda do Governo do Estado, que nos dá todo amparo necessário, de orientação e acompanhamento nesses projetos, através da Sema ─, agradeceu.

O evento contou com a participação de representantes do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso dos Recursos Naturais (ProBUC)  e a equipe técnica do Demuc, além da chefe do Demuc, que realizou uma breve reunião com o líder comunitário, onde montou uma agenda de trabalho de ação para a comunidade, após a soltura.