Quinta edição do ‘Passo a Paço’ traz shows inéditos de artistas regionais

© Divulgação/Manauscult

A edição 2018 de um dos principais festivais de artes integradas da Amazônia — o Passo a Paço — trará uma série de novidades. Entre elas, no cardápio musical, nomes como Victor Xamã, Bel Martine, Lorenzo Fortes e Joelma Klaudia farão sua estreia no projeto que tem como principal objetivo unir artes, cultura e gastronomia no Centro Histórico de Manaus.

Rapper e produtor, Victor Xamã é um dos maiores expoentes do RAP do Norte do país e irá compor o esquadrão de artistas no palco “Praça dos Ingleses”. O cantor é atração do dia 2 de setembro e se apresentará às 18h40.

O rapper amazonense encontrou na escrita, aos 12 anos de idade, uma forma de expor as suas ideias sobre o mundo. Hoje, Victor Xamã já colhe os frutos daquilo que, antes, podia ser confundido com um hobby.

Para o show, o rapper irá trazer sucessos de seu primeiro disco, lançado em 2015, chamado “Janela” e, ainda, do segundo disco, “Verde Esmeralda, Cinza Granito” lançado recentemente e que traz uma reflexão sobre a invasão da cidade à floresta.

“O álbum tem um tema que reflete a mistura da calma verde da floresta com o caos cinza da cidade. São elementos que influenciam a minha personalidade e o meu trabalho. Aqui temos a fauna, a flora, a cultura forte, ao mesmo tempo que temos o trânsito caótico e os prédios brotando por todos os lados. Na minha criação musical para este disco, pretendi explorar isso, indo da tranquilidade para o caos e vice-versa”, pontuou o rapper. Com um novo formato de show, Xamã irá apresentar um show de RAP juntamente com uma banda.

“Acredito ser uma novidade para a região Norte, apresentar o RAP com banda. Já tínhamos essa ideia e agora vamos colocar em prática. Meus parceiros Matheus Simões, Gile Cardoso, André Filipe, Mauro Lima e o DJ Maq vão estar comigo nessa empreitada. Vamos levar letras reflexivas e beats dignos de uma viagem astral”, concluiu ele.

Novidade

Apaixonada pela música desde a infância, a cantora e compositora amazonense, Bel Martine, também irá compor o cenário musical da quinta edição do Passo a Paço.

Para o festival, Bel levará ao palco o ressignificado de seu trabalho como artista e compositora, e apresentará no “Palco Coreto”, às 18h40 um show com cadência, emoção e expressão de sua essência com músicas autorais e releituras de clássicos de artistas consagrados como, Chico da Silva, Raul Seixas, Elis Regina, Luiz Gonzaga, sem deixar de acrescentar a contemporaneidade das novas músicas populares brasileiras, tocando hits de Vitor Kley e Karol Conka.

“Nesse show, eu quero colocar a essência de tudo o que eu sou, da minha nova construção artística, pois estou passando por um momento de transformação, de um despertar espiritual, ligado diretamente com a minha arte, que traz a questão do pensamento político, do engajamento, empoderamento. Vamos misturar um pouco do autoral com algumas releituras de grandes sucessos, tudo claro, dentro do meu universo. As pessoas podem esperar um show alegre e reflexivo, e eu quero que elas consigam levar a mensagem que vou passar para a vida delas”, contou Bel Martine.

O show de Bel Martine será às 18h40, no palco Coreto da Praça.

Conexão

A cantora paraense Joelma Klaudia também será uma das atrações do Passo a Paço 2018, no segundo dia do festival. A cantora, natural de Altamira (PA), apresentará o show Amazônia Lounge e também do batuque do novo tempo do seu terceiro disco “Nua e Crua”, no Palco Coreto, às 21h20.

“O público vai ter dois ambientes no show, um mais calmo e harmônico, o outro mais batucada, carimbó, mais música afro-brasileira. Esta será a primeira vez que vou romper a fronteira do estado com meu trabalho solo, com  meu disco. É um momento desafiador, nunca pisei em Manaus e estou chegando com uma banda completa, esperamos ter o melhor resultado possível desse projeto. É um misto de felicidade, ansiedade e realizações de sonhos”, comentou.

Além disso, estrearão no palco do festival nomes como Paulo Onça, Luso Neto e Lorenzo Fortes, que representou o Amazonas no programa The Voice Kids.