Estudo feito pelo publicitário e pesquisador Durango Duarte aponta que o candidato a prefeito de Manaus que obtiver 18% dos votos válidos tem vaga garantida no segundo turno das eleições 2020.
Durango ventilou ainda a possibilidade do líder nas pesquisas, Amazonino Mendes (Podemos) corre o risco de ficar fora da segunda etapa do pleito.
As considerações foram feitas em vídeo divulgado nesta segunda-feira, dia 21.
“Fiz um estudo de múltiplos cenários com as variáveis presentes até o momento. Nove dos 11 candidatos ainda não apresentam um posicionamento correto para a obtenção dos 18% de votos válidos, o mínimo necessário para ir ao segundo turno”, destacou Durango.
Ainda conforme o pesquisador, um ataque maciço de outras candidaturas pode fazer Amazonino perder até 15% das intenções de voto, o que poderia deixá-lo fora do segundo turno.
“Quem é o candidato mais forte? Amazonino. Mas se todos os candidatos atacarem sua candidatura sistematicamente, em suas diversas fragilidades, Mendes poderá dez pontos percentuais até a última semana da eleição”.
E continua: “Agora, se perder mais 4 ou 5 pontos entre 9 e 14 de novembro, arrisca não ir par o segundo turno, o que todos dirão ser impossível. Será?”
Assista o vídeo na íntegra:
FONTE: BCN Amazonas