Quase 10 mil crianças e adolescentes foram vítimas de acidentes de trânsito neste ano

Segundo a pesquisa, 70% das indenizações foram pagas por invalidez, quando há sequelas permanentes nas vítimas

Acidentes de trânsito vitimaram pelo menos 9.867 crianças e adolescentes somente entre os meses de janeiro e setembro deste ano .

E essas são somente as vítimas que receberam o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Esse benefício é direito de todos os brasileiros que sofrem algum acidente de trânsito em território nacional, mas nem sempre é solicitado.

O número representa pelos menos 36 crianças e adolescentes acidentadas por dias este ano. E, de acordo com a pesquisa, realizada por uma seguradora que opera o DPVAT, 70% das indenizações foram pagas por invalidez, quando há sequelas permanentes nas vítimas.

E, infelizmente, mais de 1,4 mil indenizações foram por morte. Os números mostram também que a maior parte desses quase 10 mil menores vitimados não estava dentro dos veículos, mas eram pedestres, quase 58%.

Além disso, cerca de 5 mil ocorrências envolveram motocicletas. O estado de Minas Gerais é o que concentra o maior número de indenizações a crianças e adolescentes, com mais de 1.000 casos, seguido de perto por São Paulo, com 985 e Ceará, com 717.