Projeto leva cinema para escolas públicas de Coari

O projeto já alcançou quase 2,5 mil estudantes © Divulgação

Luz, câmera e… educação. O cinema passou a fazer parte da rotina escolar dos alunos de ensino fundamental em Coari. Com atividades que trabalham a temática como direitos humanos, combate às drogas e ao bullying, o projeto Cine Educação, promovido pela Prefeitura de Coari através da Secretaria Municipal de Educação, também capacita educadores para usar vídeos na sala de aula como ferramenta pedagógica.

O projeto começou a ser desenvolvido no começo de junho e já alcançou quase 2,5 mil estudantes. “O cinema é uma ferramenta potente para dar visibilidade a grupos e sujeitos que não seriam retratados em outros lugares”, contou Esther Paiva, coordenadora do projeto. Segundo ela, a partir dos recursos audiovisuais, é possível estimular nos estudantes um olhar mais empático com o outro, respeitando suas singularidades.

Depois da apresentação dos filmes, atividades são desenvolvidas pelos estudantes a partir de pequenos exercícios, que, segundo Esther, ajudam a desencadear processos de aprendizado. “O modo como eu percebo os espaços são formas de criar outros mundos”, destacou.

As produções apresentadas são previamente selecionadas pelos professores. Conforme a Prefeitura de Coari o projeto será desenvolvido inicialmente nas escolas de ensino fundamental para em seguida expandir para outros públicos.