Projeto Água Boa e luminárias de LED chegam à comunidade do Careiro Castanho

AMAZONAS — O Governo do Amazonas entregou, na quarta-feira (10/04), um purificador de água para a comunidade de Samaúma, no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus) e deu continuidade a instalação de LED na iluminação pública do município, que está recebendo 1.121 pontos da nova tecnologia, sendo 71 na comunidade Samaúma.

Os investimentos foram entregues pelo governador Wilson Lima. O purificador foi viabilizado por meio do Projeto Água Boa da Defesa Civil do Estado. O sistema é um dispositivo avançado, projetado para eliminar impurezas, bactérias e outros contaminantes da água, garantindo que os moradores tenham acesso a água limpa e segura para consumo diário.

“É mais um purificador instalado. O Careiro Castanho já foi beneficiado com 11 purificadores desses. É uma política de governo criada pelo governador Wilson Lima, já em 2019, onde ele pediu que, nos momentos difíceis que os desastres ocasionam a nossa população, que a gente já pudesse inverter a ótica dos investimentos, e, ao mesmo tempo que a gente leva água mineral para suprir aquela demanda naquele momento crítico”, disse o titular da Defesa Civil, coronel Máximo.

O projeto conta com unidades implantadas pela Defesa Civil e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Essa tecnologia representa um marco significativo no esforço contínuo do Governo do Amazonas para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde nas comunidades mais remotas do estado.

“É muito bom para nós, principalmente quando o rio seca porque a gente precisa da água. A gente tem só o poço, mas às vezes ainda fica sujo, a água sobe com areia e a água fica igual lama, aí vai melhorar muito para nós”, afirmou a dona de casa Jaqueline de Araújo silva, 28, moradora da comunidade Samaúma.

Ao todo, foram entregues, por meio da Defesa Civil do Estado, mais de 500 unidades do Projeto Água Boa, beneficiando assim mais de 160 mil pessoas, em 52 municípios do estado.

Iluminação de LED

O Careiro Castanho está recebendo 1.121 pontos de LED na sede do município, 183 na comunidade Purupuru e 71 na comunidade Samaúma. Os trabalhos iniciaram no dia 5 de abril.

A ação faz parte do Programa Ilumina+ Amazonas, da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O programa está sendo executado no interior e em áreas institucionais do Estado, na capital. As luminárias de LED estão substituindo as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior.

“Excelente porque nós temos o pessoal da escola que estuda à noite, e principalmente essa rua de baixo, está uma escuridão. Isso vai ajudar [a instalação das novas luminárias]. E fica bom para todo mundo. A gente se sente mais seguro”, acrescentou o empreendedor e morador da comunidade, Nadson da Silva, 47.

As lâmpadas de LED proporcionam uma economia de até 60% nos custos de energia, possuem maior eficiência energética, o que contribui para a redução de gás carbônico na atmosfera, nos lugares onde a energia elétrica é à base de combustível fóssil, como acontece na maioria dos municípios amazonenses.