Programa “Manaus Mais Empreendedora” ganha novo pacote de cursos

© Mário Oliveira/Semcom

Jovens em busca do primeiro emprego, trabalhadores, produtores rurais, empreendedores e potenciais empreendedores terão a possibilidade de buscar maior qualificação profissional, a partir do novo pacote de cursos “Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro”, lançado nesta quinta-feira, 4/10, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, juntamente com a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, no auditório da Escola Senai Antônio Simões, localizada no Distrito Industrial, zona Sul.

Integrante do programa “Manaus Mais Empreendedora”, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), o pacote traz 41 opções de cursos, divididos em 44 turmas, como Cooperativismo, Finanças para Empreendedores, Confeitaria, Preparação de Café Regional, Logística e Estoque.

“Nós estamos preparando as pessoas para que elas tenham condições de empregabilidade no momento em que não vai bastar ter a vaga, vai precisar ter o conhecimento sobre o tema de que trata a vaga. É uma mudança de personalidade que, aos poucos, vai sendo percebida pela sociedade. É um projeto que vejo como profundo, justo e sensível socialmente”, avalia o prefeito.

Horas antes do lançamento, mais de 11 mil pessoas estavam presentes no Senai para confirmação da inscrição nos cursos oferecidos. Todos realizaram um pré-cadastro pelo portal da Semtrad, aberto na data de publicação do edital, lembrando que o processo não garante a vaga, pois serão analisados os perfis de todos os candidatos conforme critérios estabelecidos na publicação.

“Esse projeto é uma das diretrizes do Manaus 2030, que pretende implantar a cultura empreendedora na cidade. Ele veio de uma demanda da população.  A Semtrad fez uma pesquisa com trabalhadores do Sine Manaus, empreendedores e com o mercado de trabalho, ou seja, as indústrias que solicitam vagas no Sine, para entender qual era a necessidade de qualificação que as empresas necessitam. E já estamos trabalhando também em outro projeto, especificamente para a parte da profissão do futuro, que é a robótica, 3D e a Indústria 4.0. Esse será nosso próximo passo”, destaca a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho.

Os cursos serão ofertados por instituições que foram selecionadas, por meio de chamamento público, como o Senai-AM, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AM) e Junior Achievement, e vão contribuir também para o real entendimento da população sobre o mercado e a cultura empreendedora.

Selecionados

Antes da matrícula, que será realizada nos próximos dias 10 e 11, será feita uma seleção dos inscritos, levando em conta todos os pontos exigidos pelo edital. A lista com os alunos selecionados para as 920 vagas será divulgada na próxima terça-feira, 9/10, a partir das 15h, no site da Semtrad, no endereço eletrônico http://semtrad.manaus.am.gov.br/.

Os alunos selecionados já começam o curso na prática a partir do próximo dia 15 de outubro. Os demais que não forem selecionados nesta etapa farão parte do banco de dados da Semtrad e terão os perfis avaliados para futuras vagas. O projeto já tem novos cursos programados com início para fevereiro de 2019.