Prefeitura realiza pronto atendimento em mais de cem ocorrências decorrentes da chuva

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Ao menos 113 ocorrências entre deslizamento, desabamento parcial e total de imóveis, tombamento de árvores, alagações foram registrados pela Central de Emergência da Defesa Civil, entre à noite de sexta-feira, 27, e a manhã deste sábado, 28/9.

As ocorrências foram prontamente atendidas de forma integrada pela Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Limpeza Urbana (Semulsp) e Guarda Metropolitana, cada uma delas, dentro da sua área de atuação.

“A Defesa Civil se organizou e se planejou desde o início da chuva, na sexta-feira, por volta das 19h. Estamos fazendo o levantamento geral das ocorrências, em vários pontos da cidade, para atender todas as vítimas, conforme a orientação recebida pelo prefeito Arthur Virgílio, que também está acompanhando os atendimentos prestados, por meio de sua equipe técnica”, informou o secretário-executivo da Defesa Civil, Cláudio Belém, que na manhã de sábado acompanhou os trabalhos, em uma área de deslizamento, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

Para o atendimento sócio-econômico das famílias atingidas pelo temporal, a Semasc designou equipes para verificar a situação de vulnerabilidade das famílias afetadas.

Pluviometria

Conforme os dados dos Pluviômetros Automáticos da Defesa Civil instalados na cidade, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva para a cidade de Manaus alcançou 75 milímetros em três horas. As zonas mais atingidas foram a Leste e a Norte.