Prefeitura realiza ação de combate ao mosquito Aedes aegypti na Betânia

Foto: Divulgação/Semsa

Equipes do setor de endemias do Distrito de Saúde (Disa) Sul, da Prefeitura de Manaus, realizaram na manhã desta quinta-feira, 9/5, uma ação de orientação e combate ao Aedes aegypti com os moradores do bairro Betânia, zona Sul. Durante a ação, os agentes vistoriaram as residências, identificando possíveis focos de criação do mosquito e fazendo o controle vetorial.

Conforme o chefe do setor de Endemias do Disa Sul, Luciano da Silva, na abordagem os agentes se apresentam, explicam o motivo da visita, vistoriam o local acompanhado do morador e, se necessário, fazem a ação de bloqueio químico, eliminando o vetor Aedes aegyptitambém em sua fase adulta.

“Além dessas ações é importante que a população se conscientize, evitando o acúmulo de água em locais propícios à reprodução do mosquito. É bom lembrar a importância de manter o quintal sempre limpo e descartar corretamente o lixo”, explicou Luciano.

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor de diversas doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ao picar uma pessoa doente, o mosquito é infectado e pode transmitir a doença a uma pessoa sadia, por isso, ações de bloqueio químico são necessárias cortando possíveis focos de proliferação.

O comerciante Pedro Lourenço, 62, informou que é comum as visitas dos agentes de saúde em sua residência para a vistoria do local. “É muito importante esse acompanhamento frequente dos agentes de saúde, para que nos ajudem a verificar se há larvas do mosquito transmissor de doenças. Fico preocupado porque vejo que há mortes relacionadas à falta de prevenção. É importante sempre haver essas ações de combate à proliferação do Aedes aegypti”, comentou.

Participaram da ação 17 agentes comunitários de saúde, e três supervisores, visitando 518 imóveis da área mapeada sinalizada com possíveis focos. Além disso, cada morador recebeu o checklist “Dez Minutos contra a Dengue”, orientando para que uma vez por semana realize a vistoria em sua residência, eliminando depósitos que possam acumular água.