Prefeitura promove oficina de ovos de Páscoa, na zona Leste

Foto: Marinho Ramos/Semcom

Dando início ao período pascoal, a Prefeitura de Manaus promoveu nesta sexta-feira, 5/4, uma oficina de produção de trufas e ovos de Páscoa. A capacitação foi destinada aos usuários da Cozinha Comunitária do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, administrada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O objetivo da capacitação é de proporcionar oportunidade de renda e desenvolvimento para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“Um dos compromissos do prefeito Arthur Virgílio Neto e da nossa presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko, Ribeiro é com a proteção social. As pessoas que são atendidas diariamente, nas seis cozinhas comunitárias, são cadastradas e acompanhas pela rede de proteção municipal, demonstrando o trabalho da Prefeitura de Manaus que promove a integração de homens e mulheres e incentiva, principalmente, o empreendedorismo”, disse a secretária da Semasc, Conceição Sampaio.

Os alunos aprenderam o passo a passo sobre a fabricação dos chocolates. Para Jhonatan Gomes, 26 anos, que está desempregado, a oficina é uma oportunidade para montar o próprio negócio e alavancar um dinheiro durante o período da Páscoa. “Esse aprendizado servirá como uma fonte de renda, pois pretendo aplicar esse conhecimento na elaboração de produtos e garantir o alimento da minha família”, disse.

A cozinha comunitária conta com uma equipe multiprofissional. Além do cuidado com a alimentação balanceada, também promove a cidadania dos usuários, por meio de emissão de documentos, oficinas, cursos e palestras. 

O Programa Cozinhas Comunitárias é desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semasc, em parceria com instituições públicas e privadas, voltado para a promoção da melhoria das condições de nutrição e acesso à alimentação de qualidade para a população de baixa renda.

Doações

Quem deseja contribuir com o projeto de segurança alimentar e nutricional do município, pode ligar para os números 98842-1193 e 98842-2932.

“Gostaríamos de sensibilizar a população e empresários para ajudar com todo tipo de gênero alimentício, podendo ser da verdura à proteína. Nossa equipe se desloca até o local de coleta”, disse a diretora do departamento de segurança alimentar, Cleonice Freitas.