Prefeitura leva curso de ‘Cuidador Comunitário’ para moradores do Viver Melhor

Uma turma de 40 moradores participa da ação

A Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), da Prefeitura de Manaus, abriu, na manhã desta terça-feira, 1°/8, o curso “Cuidador Comunitário”, para os moradores do residencial Viver Melhor, zona Norte. O objetivo é orientar a comunidade no trato com os idosos e nos cuidados necessários que o processo de envelhecimento exige, diante das limitações que surgem com o tempo.
Com 21 horas de duração, a capacitação se estenderá até a próxima terça-feira, dia 8.

Uma turma de 40 moradores participa da ação, cujo conteúdo programático inclui questões de higiene pessoal, alimentação, cuidados médicos, medidas de prevenção, mudanças psicossociais e espirituais, além de noções de direitos humanos e cidadania.

A abertura foi feita pela coordenadora de Cursos da Espi, Jacqueline Mattos, e a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento, Jeânia Bezerra.

“Estamos felizes em estar realizando a abertura do curso ‘Cuidador Comunitário’ para os moradores da segunda etapa do Viver Melhor, trazendo noções básicas de cuidado com os idosos. E esse é o passo inicial para aqueles que têm o desejo de exercer a profissão de cuidador de idoso. A Espi oferece, também, um curso profissionalizante completo, com carga horária 320h, aberto à população”, informou.

Com o crescimento da expectativa de vida no Brasil e o aumento da população idosa, surge a necessidade de uma atenção especial para essas pessoas, tendo em vista que nessa fase da vida elas ficam vulneráveis a problemas diversos. Por isso a preocupação em manter a população preparada para dar assistência aos seus idosos no ambiente familiar. Ao longo da história, o cuidado com pessoas com incapacidade funcional ou dependência se desenvolveu no espaço privado do domicílio, geralmente, por familiares, e acaba se estendendo à comunidade.

O curso atende à demanda sinalizada pelo Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC) para 2023, e faz parte da área temática “Desenvolvimento Econômico”.