Prefeitura leva ação social para mulheres em situação de rua

© Mário Oliveira/Semcom

Mais de 100 mulheres em condição de rua receberam uma programação especial e totalmente dedicada a elas nesta quinta-feira, 3/5. A atividade foi realizada pela Prefeitura de Manaus, na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste da cidade, e ofereceu serviços de saúde, emissão de documentos e atividades recreativas às mulheres e aos seus filhos.

A inciativa do Fundo Manaus Solidária contou com a participação das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), de Saúde (Semsa) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Idealizada pela presidente do Fundo Manaus Solidária e primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, a ação com mulheres em situação de rua recebeu, além do prefeito Arthur Virgílio Neto, também o apoio de servidores de todas as secretarias do município, que doaram os itens que compõem o kit de higiene pessoal que foi entregue às mulheres participantes da programação nesta tarde.

“Quero agradecer a todas as secretarias municipais envolvidas. Essa ação nasceu no mês da mulher, quando todas as secretarias municipais realizaram várias ações, com várias mulheres e na realidade nós sentimos a necessidade de prestigiá-las. De olhar um pouquinho para estas mulheres em situação de rua, que precisam do nosso amor, da nossa atenção e entender por que elas estão aqui”, destacou Elisabeth.

Ela chamou atenção para o projeto “Consultório na Rua”, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus desde 2016, que ajudou na identificação do público feminino que vive em situação de rua.

Durante o evento foram realizados exames de testagem rápida para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de vacinação e embelezamento.

“Quando a gente pensa em pessoas em situação de rua, a gente vê que a maior parte é de homens, mas daí as mulheres ficam sem atenção. É preciso entender que mesmo elas sendo a minoria nas ruas, elas merecem uma atenção muito forte também”, ressaltou o prefeito Arthur Neto, que também destacou o serviço realizado pela equipe do projeto Consultório na Rua, em identificar o público feminino, em situação de vulnerabilidade.

Doação

Os itens que compõem os kits de higiene pessoal às mulheres em situação de rua foram arrecadados pelos servidores das 22 secretarias, fundações e autarquias existentes na estrutura da Prefeitura de Manaus, além dos gabinetes do prefeito Arthur Virgílio Neto e do vice-prefeito Marcos Rotta. A secretaria que mais arrecadou foi o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), que angariou três mil itens.

Foram arrecadados hidratantes, shampoos, condicionadores, escovas de dentes, creme dental, absorventes e sabonetes.