Prefeitura forma nova turma de agentes comunitários da Defesa Civil

© Marinho Ramos/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus (Sepdec), realizou na manhã deste sábado, 1º/12, a solenidade de formatura de 80 voluntários comunitários participantes da capacitação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitário (Nupdec’s). O evento aconteceu na sede da Casa Militar de Manaus, localizada no bairro Compensa.

Realizada no segundo semestre deste ano, a capacitação preparou os voluntários para atuação como defensores comunitários da Defesa Civil. Além do ciclo de palestras, os moradores receberam treinamento em primeiros socorros, prevenção de meio ambiente e análise de risco.

O secretário-chefe da Casa Militar, Antônio Júnior de Souza Brandão, destacou a importância do projeto para o trabalho preventivo de monitoramento nas áreas de risco da cidade. “A partir da capacitação, a comunidade nas áreas de risco está apta a dar alerta à Defesa civil. Isso demonstra toda a preocupação do prefeito Arthur Virgílio com a ação preventiva na cidade de Manaus”, ressaltou.

“O objetivo do projeto é justamente fazer uma integração entre Defesa Civil e a comunidade, onde o órgão vai nas comunidades próximas às áreas de risco e orienta os moradores sobre percepção de risco, noções de defesa civil, educação ambiental e manuseio do lixo, além de primeiros socorros e acidentes domésticos”, destacou o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém.

Participaram também do evento os representantes das secretarias municipais de Limpeza Pública (Semuslp), de Saúde (Semsa), Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).