Prefeitura estabelece reforço de ações às mulheres em situação de vulnerabilidade

Foto: Divulgação/Semcom

A Prefeitura de Manaus estabeleceu um acordo de Cooperação Técnica que foi assinado nesta sexta-feira, 1º/3, pelas secretarias municipais do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), reafirmando a parceria entre os órgãos para reforçar a promoção no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, levando ações que acontecerão uma vez ao mês.

Entre os serviços, estão a emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho e também o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), facilitando o ingresso delas no mercado de trabalho, assegurando todos os seus direitos.

“Essas ações em conjunto já existem e estão sendo reafirmadas em um momento muito simbólico, no primeiro dia do mês da Mulher, como nos determina o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Nosso objetivo é continuar levando nossos serviços para as mulheres que precisam desse tipo de assistência, dando oportunidade para que elas dêem mais um passo em sua independência”, declarou o secretário da Semtepi, Marco Pessoa, selando a continuação da parceria.

Marco ainda ressalta que essa junção vai apoiar e fortalecer projetos que beneficiem as mulheres, principalmente neste mês alusivo a elas. Muitas ações direcionadas a esse público serão executadas, como por exemplo, oportunidades de capacitação profissional e empreendedora e também a participação em feiras de artesanato e orientação empresarial. Ambas focadas na geração de emprego e renda.

Para a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, é importante para as mulheres do município ter a possibilidade de se qualificar e entrar no mercado de trabalho. “Hoje, 40% dos lares do estado são providos por mulheres. Dando essa oportunidade a elas, percebemos que por meio de nossos serviços, somos capazes de mudar não só a nossa história, mas a de outras pessoas também” afirma a secretária.