Prefeitura entrega cadeiras de rodas e garante a acessibilidade para 40 pessoas

O programa “Abraço Solidário”, um dos braços de atuação da Prefeitura de Manaus na área social, levou acessibilidade para 40 famílias com a entrega na terça-feira, 6/8, de cadeiras de rodas para pessoas atendidas pelo Fundo Manaus Solidária.

A entrega das 40 cadeiras foi realizada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, no auditório da Casa Militar de Manaus, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, Compensa, zona Oeste.

O programa social “Abraço Solidário” foi idealizado pela presidente do fundo e estabelece a concessão direta de bens materiais às pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social de qualquer natureza e a pessoas acometidas de câncer ou com problemas crônicos de saúde.

De acordo com a presidente do Fundo Manaus Solidária, a distribuição das cadeiras proporciona dignidade para aqueles que necessitam e leva acessibilidade às pessoas que precisam se locomover e não têm como.

“Essa é uma ação do programa ‘Abraço Solidário’, que deixa claro a importância de entendermos a necessidade do outro, e isso é o nosso trabalho. Entregamos as cadeiras de rodas porque sabemos a importância delas na vida dessas famílias. É por meio de ações como esta que divulgamos o trabalho do fundo, que envolve toda a prefeitura, exatamente para criar uma unidade para melhor servir o povo de Manaus. Esse é o Abraço Solidário”, disse a primeira-dama.

O prefeito destacou o esforço que a prefeitura faz em todas as áreas, porém enfatizou a necessidade de se ter um olhar diferenciado com as pessoas que tanto precisam de uma cadeira de rodas para melhorar a vida da família.

“Temos uma prefeitura organizada e voltada inteiramente para Manaus, mas nossa sensibilidade principal é para as pessoas mais carentes e necessitadas e aí não tenho nenhuma dúvida em dizer que se uma pessoa precisa de uma cadeira de rodas, nós vamos dar uma cadeira de rodas”, enfatizou.

Conforme o programa, devem ser contempladas, com prioridade, crianças, gestantes, nutrizes, idosos e Pessoas com Deficiência (PcD). Também estão inclusas pessoas em situação de pobreza ou que sejam impossibilitadas de arcar com os custos do enfrentamento de situações que coloquem em risco a sobrevivência e a dignidade do indivíduo e da família.

A venezuelana Larimar Ramos esbanjava alegria por ter recebido uma cadeira de rodas para o seu marido, que sofreu múltiplas fraturas na perna direita em um acidente e não tinha como se locomover.

“A cadeira vai salvar meu marido, que sofreu um acidente de trabalho e está na cama sem andar. E agora vai ser importante para nos ajudar com a locomoção dele”, contou Larimar.

Todos os 40 beneficiados foram atendidos e cadastrados pelo setor de Serviço Social do Fundo Manaus Solidária e atenderam aos critérios exigidos pelo programa.