Prefeitura divulga programação especial no Parque Cidade da Criança

Repleta de atividades lúdicas, a Prefeitura de Manaus divulga a programação da “Semana da Criança”, que este ano terá como atração principal o espetáculo “Masha e o Urso”. De 8 a 12 de outubro, o Parque Cidade da Criança, localizado no bairro Aleixo, zona Sul, irá funcionar das 8h às 18h, de segunda a quinta-feira, com espaços temáticos, sessão de fotos com personagens infantis, shows musicais e apresentação teatral de fantoches, sempre a partir das 14h.

“Nesta gestão consolidamos o Parque da Criança como um espaço para o lazer das famílias, sobretudo dos pequenos. A Semana da Criança é sempre uma ótima oportunidade para fazer com que mais pessoas conheçam e aproveitem dessa estrutura”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Serão 50 horas de funcionamento, durante os cinco dias da Semana da Criança, com programações culturais e de esporte e lazer que prometem envolver toda a família. “Ano passado, foram mais de 30 mil pessoas visitando o parque e, este ano, esperamos superar esse número. Com a cooperação de outras secretarias, trabalhamos para que as famílias possam aproveitar com comodidade e segurança”, destacou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos, responsável pela administração do parque.

Na sexta-feira, 12/10, Dia das Crianças, o parque abrirá a partir das 10h e segue com atividades até às 20h, como visitação na Casa do Tarzan, sessão de fotos com a Lady Bug e Rapunzel, além de pintura facial, campeonato de futsal e aula de judô. A criançada também poderá se divertir na tirolesa, escalada, e com o espetáculo principal com “Masha e o Urso”. O show musical ficará por conta de Isaac Amorim.

“A Prefeitura de Manaus convida as famílias para a programação especial preparada para as crianças. Será uma semana de muitas atrações e brincadeiras. A programação é gratuita, basta comparecer de 8 a 12 de outubro e se divertir”, convidou a coordenadora do Parque da Criança, Socorro Andrade. 

Cartilha 

Durante a festa do Dia da Criança, 12/10, será lançada uma cartilha sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), intitulada “A Vez e a Voz das Crianças”, idealizada em parceria pela Semjel e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A publicação traz ilustrações que exemplificam alguns dos principais artigos da legislação e uma linguagem de texto mais acessível a todos os leitores, crianças e adultos.

A cartilha foi elaborada pelo defensor público Mário Lima Wu Filho, titular da Defensoria Pública Especializada na Infância e Juventude Cível. “Adultos e crianças têm o dever de conhecer os direitos previstos no Estatuto e cuidar para que eles sejam respeitados. Foi com esse objetivo que elaboramos a cartilha, para difundir o conhecimento sobre a legislação”, explicou o defensor. A cartilha contou com a cooperação, ainda, de Gabriel Andrade, Paulo Maciel e Abraão Leite.

O ECA é a lei que assegura os direitos da criança no Brasil. A legislação estabelece que todas as pessoas com menos de 18 anos têm direito à vida, à educação, à saúde, à liberdade, à informação e de serem ouvidas e terem sua opinião considerada.

Parceria 

No sábado, 13/10, o Parque Cidade da Criança irá funcionar de 12h às 17h, para receber a edição especial do Dia das Crianças do programa Paneiro, da TV Amazonas. O ‘Paneiro Kids’ será ao vivo e contará com apresentações musicais e brincadeiras infantis. O parque estará aberto ao público em geral para prestigiar o programa.