Prefeitura de Manaus previne alagamentos no Campos Sales

© Diego Cajá/Semcom

Com a chegada das chuvas, a Prefeitura de Manaus tem intensificado a implantação de rede de drenagem em áreas alagadiças da cidade. Nesta semana, a rua Cairo, no loteamento Campos Sales, zona Norte, já começou a receber as equipes de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para a implantação de rede de drenagem profunda, com mais de 260 metros de tubulação, que vai garantir a tranquilidade dos moradores na área durante o inverno manauara.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, a atuação da secretaria vai evitar também a inundação de trecho da rua Dona Otília, uma das principais vias do Campos Sales. O serviço de implantação da rede de drenagem ajuda, ainda, a preservar o asfalto existente na pista.

“A troca ou instalação de novas redes de drenagem é uma das marcas do prefeito Arthur Neto. Nunca houve tanto empenho em realizar a manutenção dessas tubulações que garantem a correta vazão das águas pluviais e maior durabilidade do asfalto, pois, quando a via alaga, infiltra a massa asfáltica e propicia o surgimento de buracos na via. Então, estamos combatendo dois problemas com essa obra que iniciamos aqui”, destacou Kelton.

Na sequência dos serviços, a via receberá terraplanagem, aplicação de massa asfáltica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) – asfalto mais resistente -, implantação de caixas coletoras, meio-fio e sarjeta. Quinze homens trabalham com auxílio de maquinário, retroescavadeiras e caçambas para a implantação de passagem subterrânea das águas pluviais na rua Cairo.

Mais obras

Outra frente de trabalho semelhante é executada no Conjunto Vila Real, na Cidade Nova, zona Norte. No local, a secretaria de obras vai atuar na troca de 180 metros de tubulação profunda.

Durante o período noturno, a prefeitura concentra esforços para levar mais infraestrutura com recapeamento de importantes corredores viários. A rua Ica Paraíba, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, e a rua 87, do conjunto Francisca Mendes, bairro Cidade Nova, zona Norte, estão sendo totalmente recapeadas e recebem, ainda, serviços de drenagem superficial, manutenção de bueiros, recuperação de sarjeta e meio-fio. Todo o serviço é executado por meio de administração direta.