
MANAUS, AM — O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou nesta terça-feira (11/2) a 12ª unidade do programa “Prato do Povo”, na Feira da Panair, no bairro Educandos, zona Sul da cidade. A iniciativa, parte do programa “Manaus sem Fome”, lançado em dezembro de 2023, tem como objetivo oferecer alimentação gratuita e de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social.
Durante a inauguração, Almeida destacou a importância do programa para a segurança alimentar da cidade. “Em 2023, servimos 330 mil refeições. Já em 2024, com todas as unidades do ‘Prato do Povo’ em funcionamento, distribuímos mais de 1,8 milhão de refeições”, afirmou. O prefeito também ressaltou o apoio de emendas parlamentares, como a do deputado Saullo Vianna, que permitiram a ampliação do programa. A nova unidade substitui a antiga cozinha comunitária da região e passa a oferecer mil refeições diárias, totalizando mais de 265 mil refeições mensais em toda a cidade.
O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna, reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Este foi o primeiro equipamento da Prefeitura de Manaus a se tornar referência no trabalho de segurança alimentar. Antes, aqui funcionava uma cozinha comunitária, inaugurada em 2011, que por mais de 10 anos atendeu a população da Feira da Panair”, explicou.
Para os beneficiários, como o aposentado João Araújo, morador do Educandos, o programa tem sido essencial. “Eu venho almoçar aqui todos os dias. Manaus é a única cidade que tem esse tipo de iniciativa. Aqui, a gente pode vir, comer de graça e sair de barriga cheia. Isso ajuda a economizar, porque sabemos o quanto gastamos com comida”, relatou. Com a ampliação do “Prato do Povo”, a Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com o combate à insegurança alimentar e nutricional, garantindo alimentação de qualidade para quem mais precisa.