Prefeitura certifica 58 cuidadores comunitários de idosos da Betânia

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e da Fundação Dr. Thomas (FDT), realizou, nesta terça-feira, 29/8, a certificação de 58 comunitários do bairro Betânia, zona Sul, que participaram da capacitação “Cuidador Comunitário”, para a formação de cuidadores de idosos.

Iniciada na primeira semana de agosto, a capacitação buscou atingir, de forma especial, familiares de idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Betânia, o que, de acordo com a coordenadora do equipamento, Lucicleide Campos, é uma forma de consolidar o trabalho realizado dentro e fora da unidade.

“Para nós, a certificação desses alunos é uma realização a todo o serviço que prestamos dentro do equipamento e a nossa missão de trazer a assistência social e o fortalecimento de vínculos para dentro dessas famílias. Quando oferecemos uma capacitação como essa às famílias dos idosos que atendemos, garantimos a qualidade de seu acompanhamento”, afirmou Lucicleide.

Ao longo das mais de 20 horas de carga horária da capacitação, foram trabalhados, em sete módulos de ensino, questões como o processo de envelhecimento, cuidados básicos com a higiene de pessoas idosas e atenção à alimentação saudável deste público.

De acordo com Caroline Araújo, instrutora da Espi e responsável pelas aulas, as aulas expositivas e as dinâmicas em grupo ministradas aos participantes possuem uma imensa importância social para a comunidade na qual os recém-certificados vivem e agradeceu a oportunidade.

“Cuidar é um ato de amor, de carinho, de proteção com os nossos idosos, então foi realmente um prazer ministrar esse curso para essas pessoas e suas famílias. Espero ter contribuído com a vida profissional de todos e com a qualidade de vida de nossos idosos de forma geral”, concluiu.

Para Joel Cabral, professor de Alfabetização para Idosos da FDT, e que representou a instituição durante a entrega de certificados, essa melhora na qualidade de vida dos idosos atendidos pelo equipamento de toda a comunidade em volta é o ponto central a ser celebrado com a realização da capacitação.

“É fundamental que entendamos que são ações como essa que elevam a qualidade de vida da pessoa idosa e da pessoa não idosa também. Quando a Fundação Dr. Thomas se propõe a promover uma capacitação como essa, estamos trabalhando para melhorar as condições de vida de todas essas pessoas envolvidas”, afirmou o educador.

Estudando para se tornar técnica de enfermagem, Nina Pereira, de 31 anos, procurou a capacitação para aumentar seu repertório no currículo e se qualificar. Com o certificado em mãos, Nina destacou a importância do que aprendeu para sua vida e também agradeceu.

“Cuidar de pessoas é uma coisa que sempre me agradou, sempre me chamou a atenção e que eu sempre fiz com muito amor e carinho. Com o certificado, além do amor e carinho, agora eu tenho o conhecimento técnico necessário para fazer aquilo que amo”, finalizou.