Prefeito de Manaus lamenta morte do empresário José Azevedo

José Azevedo morreu na tarde deste sábado, em São Paulo © Reprodução

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentam profundamente o falecimento do empresário José Azevedo, aos 84 anos, ocorrido neste sábado, 23/6, em São Paulo, e solidarizam-se neste momento de dor com os familiares e amigos.

O prefeito ressaltou que não só Manaus, mas o país perdeu um homem visionário que contribuiu fortemente para desenvolver tanto o comércio varejista na capital bem como em todo o Amazonas, por meio das lojas do grupo TV Lar, distribuídas na capital, interior do Estado e também em Roraima.

José dos Santos da Silva Azevedo nasceu em 23 de Julho de 1933, na cidade portuguesa de Albergaria-a-Velha, vindo para o Amazonas, com a família, em 1934. Técnico em eletrônica e em contabilidade José Azevedo montou a primeira loja em 1964, especializada em componentes eletrônicos e de consertos em aparelhos de rádio, na rua Henrique Martins, Centro.

Três anos depois, com a criação da Zona Franca de Manaus, Azevedo passou a importar televisores e aparelhos eletrônicos, entre outros produtos, como motores de popa, por exemplo, tornando-se uma das referências no comércio varejista de Manaus.

O empresário também era cônsul honorário de Portugal – o que lhe rendeu a Comenda da Ordem do Mérito, em 1987, pelo então presidente português, Mário Soares -, além de ter integrado a Federação Amazonense do Comércio (Fecomercio/AM), o Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas (Sincovam) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA).

José Azevedo morreu na tarde deste sábado, em São Paulo, onde fazia tratamento de saúde, vítima de uma embolia pulmonar.