Prefeito Arthur Neto reinaugura Base Oeste do SAMU 192 Manaus

Foto: Mário Oliveira/Semcom

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou nesta sexta-feira, 11/1, a Base Oeste do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Manaus), situada na avenida Brasil, Compensa, totalmente revitalizada. Na ocasião, ele também anunciou que sete outras bases devem passar por reformas gerais este ano.

A unidade da zona Oeste passa a contar com rampa para lavagem de ambulâncias, cobertura de estacionamento, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de salas de descanso masculina e feminina. A base tem 62 metros quadrados, oferecendo melhor estrutura e mais conforto aos profissionais que trabalham no local em sistema de plantão.

Arthur destacou que os serviços custaram R$ 344 mil, sendo 70% custeados pelo Ministério da Saúde e 30% pela prefeitura. Ele disse, ainda, que aguarda 24 ambulâncias prometidas pelo ministério.

Foto: Mário Oliveira/Semcom

“O Ministério da Saúde já havia sinalizado que iria mandar 24 novas ambulâncias para Manaus. Eu espero que esse compromisso continue de pé nesse novo governo. Aqui, nessa base do SAMU, totalmente reformada, o valor da obra passa a ser pequeno diante da importância dos serviços que estamos otimizando para a população”, avaliou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, destacou que a nova base é estratégica para zona Oeste e, com sua inauguração, os serviços ficam normalizados. “Essa base estava fechada, funcionando na Ponta Negra. Com a reativação, poderá atender todos os bairros da zona Oeste de maneira mais estratégica. Vamos seguir a determinação do prefeito Arthur Neto e trabalhar na reforma de mais sete bases. Lembrando que já entregamos a base do SAMU da zona Leste”, reforçou.

Em toda a cidade, a prefeitura tem 11 bases do SAMU 192, situadas em locais estratégicos para agilizar o atendimento às chamadas de urgência e emergência, sendo uma base fluvial, além da Central de Atendimentos, localizada na Praça 14 de Janeiro, zona Sul, para onde convergem todas as ligações e onde é feita a regulação.

O coordenador do SAMU 192 Manaus, Rui Abrahin, disse que a reforma das bases é primordial para a qualidade do atendimento à população. “O SAMU funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, então, quando oferecemos melhor condições de trabalho para nossos servidores, não há dúvida que isso reflete diretamente nos serviços que oferecemos para as pessoas socorridas”, disse o coordenador.

 

As bases do SAMU no Aleixo e Cidade de Deus já estão com obras em execução e também irão entrar em reforma as estruturas do bairro Colônia Antônio Aleixo, Santa Etelvina e a Base Sul, que fica na rotatória da Suframa, além da Base do Puraquequara.